ASSINE
search button

São José, o protetor

Compartilhar

Em 19 de março celebramos a solenidade de São José, esposo de Maria e padroeiro da Igreja universal. Seria um grande dia de festa, mas a população no mundo inteiro está evitando aglomerações para prevenir o coronavírus. No entanto, reconhecemos em José um protetor, pelo modo como ele soube guardar a Virgem Santa e o Filho Jesus, e pedimos sempre a sua intercessão.

Olhemos para José como o modelo de educador, que protege e acompanha Jesus no seu caminho de crescimento, em sabedoria, idade e graça. Juntamente com Maria, José cuidava de Jesus a fim de que não lhe faltasse o necessário para um desenvolvimento sadio.

José ensinou a Jesus também o seu trabalho, e o menino aprendeu a profissão de carpinteiro. Foi assim que José educou Jesus, a tal ponto que, quando era adulto, lhe chamavam de “o filho do carpinteiro”. Ele foi para Jesus exemplo e mestre de sabedoria, que se alimenta da Palavra de Deus. Podemos pensar no modo como José educou o pequeno Jesus a ouvir as Sagradas Escrituras, principalmente acompanhando-o aos sábados à sinagoga de Nazaré.

Crescer em idade, crescer em sabedoria, crescer em graça: este é o trabalho que José levou a sério em relação a Jesus: fazê-lo crescer nestas três dimensões. José educou Jesus primariamente com o exemplo de um homem justo, que se deixa sempre guiar pela fé, e sabe que a salvação não deriva da observância da lei, mas da graça de Deus, do seu amor e da sua fidelidade.

A missão de São José é sem dúvida única e irrepetível, porque Jesus é absolutamente único. E, protegendo Jesus, educando-o a crescer em idade, sabedoria e graça, ele constitui um modelo para cada educador, em especial para cada pai.

Como é importante para os pais permanecerem sempre próximos dos filhos, deixando-os crescer, mas sempre por perto! Eles têm necessidade dessa presença, da proximidade e do amor.

Em tempos difíceis como o que vivemos, temos em São José um grande exemplo de confiança em Deus. Na vida, no trabalho, na família, na alegria e na dor ele sempre buscou o Senhor. Sejamos como José, pessoas que escutam a voz de Deus e não hesitam em a colocar em prática. São José, rogai por nós!

Tags:

São JOsé