ASSINE
search button

Os avanços da Ciência

Compartilhar

Com a evolução da medicina genética estamos diante de fenômenos que vão trazer, em futuro breve, uma alteração na formação das famílias.

A modernidade e os progressos da ciência se revelam no aspecto reprodutivo masculino e, também , na procriação dos futuros seres humanos com a gravidez feminina prevista e programada pelos casais.

A longevidade do Homem e o aumento de sua capacidade de reprodução, os medicamentos que estimulam a ereção são alguns dos exemplos de que os seres humanos poderão viver mais e de que haverá mudanças incríveis na formação de suas famílias .

O homem que hoje tem 90 anos poderá ter atividade sexual normal. Com a invenção de novos medicamentos, a atividade sexual será redescoberta. Casais mais velhos, por causa da Ciência, poderão gerar filhos em plena terceira idade. As mulheres poderão ter seus óvulos guardados em bancos especializados e poderão admitir a fertilização “in vitro” e a gestação em úteros artificiais.

Vivenciamos, portanto, expressivas mudanças nos costumes sexuais e reprodutivos para a formação familiar, brevemente.

Não me arvoro na capacidade de um Nostradamus , nem de Júlio Verne. Mas, em breve, iremos ver, cada vez mais, os filhos nascerem com o apoio da Ciência. É o que eu estou prevendo em tempos futuros.

E, além dos médicos e obstetras, entrarão em cena os engenheiros genéticos, com formação médica.

Minha previsão é a de que no futuro haverá uma queda violenta , na medicina reparadora, meramente estética, da cirurgia plástica. Mulheres e homens terão mais prazer na vida em comum. Poderão ter filhos mais tarde.

O Direito de Família precisa estar atento a essas mudanças que vão acontecer nos próximos anos.

Os “banqueiros” continuarão a dominar as sociedades . Serão os bancos de espermas e de óvulos. Vamos a um banco, teclamos e fazemos tudo lá e pelo computador e internet.

Falei em computador? Olhem a evolução!

A Medicina e a Ciência do futuro trarão soluções imediatas para problemas de saúde. Pois, muitas coisas foram feitas de alguns séculos para hoje, muitas soluções científicas foram criadas para o bem da humanidade.

A longevidade já está ocorrendo com as diversas descobertas das vitaminas, que estão repondo as células mortas por novas. Quantas pessoas conhecemos que estão lúcidas com mais de 100 anos de idade?

Já temos no Brasil, Bancos de Células Tronco como o “CENTRO DE CRIOGENIA BRASIL – CCB” .

A ciência facilitará a formação das gerações futuras.

O casal escolherá entre os seus sêmens e óvulos os mais compatíveis com os filhos que desejam. Será comum indagarem entre si, - qual o seu banco e o seu gerente?

O Direito de Família precisa estar atento às mudanças e aos avanços da Ciência, no Brasil e no mundo.

A Ciência trará solução para que a Humanidade sobreviva e descubra o prazer.

Paulo Lins e Silva é Advogado de Família e Diretor Internacional do Instituto Brasileiro do Direito de Família – IBDFAM