Com o grande avanço da tecnologia e a popularização dos aparelhos celulares e smartphones, muito tem se falado de prejuízos relacionados à saúde como dores musculares e tendinites.
Mas de que maneira a tecnologia pode impactar em nossas vidas?
O uso frequente destes aparelhos, no envio de mensagens e com movimentos repetitivos, pode causar problemas sérios nas mãos e na coluna vertebral.
De acordo com pesquisa de Kenneth K. Hansraj, de um instituto médico de cirurgia e reabilitação da coluna de Nova York, o peso da cabeça inclinada sobre a coluna cervical, postura adotada pelos usuários de celulares, pode chegar a 27 quilos, o que pode resultar em problemas na coluna cervical como as contraturas musculares e/ou artrose (desgaste da cartilagem entre os ossos).
Além disso, as pessoas permanecem sentadas por horas manipulando o celular levando uma sobrecarga mecânica na coluna lombar (a mais inferior) o que também pode levar a processos inflamatórios e degenerativos .
Sem largar o celular
Vale ainda destacar as tendinites das mãos e punhos ocasionadas pelo uso continuo e repetitivo da digitação.
As articulações dos dedos também merecem destaque, pois podem ficar inflamadas e desgastadas levando a dores durante os movimentos diários.
As dores nas mãos e braços não atingem só os adultos, na atualidade os problemas já têm efeitos nas crianças e adolescentes. Pelo menos 15% dos reumatismos ocorrem pelo uso de celulares e tablets.
Maneira correta do celular para a saúde
É importante destacar que a tecnologia, se usada de maneira correta, traz um grande beneficio para todos, porém, o sedentarismo aumentou devido ao uso "excessivo" destas ferramentas. Portanto, jamais substitua suas atividades físicas pela tecnologia. Lembre-se: quanto mais tempo utilizando os celulares, menos tempo para praticar exercícios, e consequentemente aumento de doenças cardíacas.
Fique atento ás dicas:
- segure o celular ou tablet na frente do rosto;
- sempre alongue os dedos;
- abra e feche as mãos por inteiro.
Dr Rafael Mercante é Ortopedista e Traumatologista