ASSINE
search button

Indiferente ao pensamento de Rousseau

Compartilhar

Ligação entre democracia como experiência política e democracia como limitação do poder é estreita: a existência de comunidades políticas tornou historicamente possível o exercício democrático; o exercício democrático do poder fortificou as comunidades políticas. A conquista democrática foi acompanhada de institucionalização.

Desmaterialização da informação e reorganização dos circuitos de poder criaram uma forma de democracia direta. Permite conhecer o teor de opiniões e contradições sobre as questões quase no momento em que são propostas. Porém cria a ilusão de comunidade política aumentada, na falta de uma base comum de valores compartilhados.

Quanto mais as comunidades política se tornam fluídas, a oposição entre particular e geral deixa de fazer sentido. Caso da política cultural: se o apoio a fundações culturais for realizado diretamente pelos cidadãos, a decisão será democratizada em vez de concentrada, fazendo a instituição cultural responder às necessidades da comunidade.

Resposta que demanda concepção menos rígida das instituições, adaptáveis à fluidez dos circuitos de informação.

Informações destinadas a usos diversos, para não se direcionarem tendenciosamente a um objetivo particular. Hoje, soluções inteligentes não são fruto de visão ordenadora do mundo, resultam de inúmeras pequenas decisões.

Um processo de mudança de natureza que transcende as alternâncias políticas, e a afirmação de um interesse geral. Indiferente ao pensamento de Rousseau, não se espera que o governo represente um ideal comum à população do País.

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Editora Multifoco, 2019)

Tags:

Rousseau