ASSINE
search button

Motive seus filhos na reta final dos estudos

Compartilhar

O fim do ano está próximo e com isso o final do ano letivo. Nessa época, muitos alunos estão com o pensamento já nas férias, mas quem ainda não alcançou a pontuação necessária para passar de ano pode estar morrendo de medo da recuperação. Nesse momento, é muito importante que o aluno continue motivado para alcançar seu objetivo de aprender e passar de ano. Além dele mesmo, pais e professores devem ajudar e apoiar nesse momento.

No entanto, é normal os jovens darem uma relaxada no final do ano, tanto os bons quanto os que precisam melhorar sua nota. O efeito vem do fato dos alunos que se dedicam mais durante o ano letivo, conseguem garantir sua aprovação nos primeiros bimestres ou trimestres. Com isso, ele se sente mais confortável perto do final do ano. Porém, é importante manter o hábito de tirar boas notas.

Por outro lado, quem já sabe que está de recuperação, precisa se esforçar mais. Esse é o momento de entender a importância de criar o hábito de estudar o ano inteiro e não só quando precisa. Vale ressaltar que o professor está ali para medir o conhecimento e não para prejudicar o aluno. Portanto, converse com o professor, foque nos principais assuntos que foram cobrados nas provas, analise as últimas provas e estude para obter o resultado que vai o ajudar a passar.

É fundamental também que os alunos tenham determinação, busquem mentalizar coisas boas e acreditar que é capaz. O primeiro passo de todo sonhador é imaginar, idealizar o sonho, então sonha que isso é importante e se dedique. Tenha disciplina! Tenha um planejamento de estudo para todos os momentos da sua vida. Isso vai aumentar seu rendimento. Verifique onde você está crescendo ou está diminuindo.

Nessa reta final, os pais têm um grande papel no apoio. Não adianta ficar pressionando. A maneira correta é se mostrar parceiro em uma conversa franca. Mostre a seriedade do estudo, como a educação transforma vidas. Fale de exemplos reais de pessoas que começaram a estudar e mudaram de vida. Muitas vezes, uma palavra de apoio pode fazer seu filho mudar a concepção de estudo.

Outro conselho aos pais é evitar comparações. Entenda que a vida é um jogo, onde tem pessoas que jogam e torcem contra ou a favor. Não torça contra. Use palavras positivas. Diga que vai dar certo, que tem como melhorar. Com certeza, isso irá ajudar bastante. O estudante passará de ano e, o mais importante de tudo, guardará os ensinamentos.

*diretor-geral do Colégio e Curso Progressão