ASSINE
search button

A amizade com Cristo

Compartilhar

Nós somos seres criados para estar com os outros. Nos relacionamentos humanos, somos presenteados com verdadeiros amigos, vamos nos conhecendo e nos deixando conhecer. São pessoas que, um dia, entraram em nossa vida, fizeram a diferença e nunca mais saíram, pois ajudaram a construir nossa história.

A amizade é um presente da vida e um dom de Deus. Através dos amigos o Senhor nos amadurece. Ao mesmo tempo, os amigos fiéis, que permanecem ao nosso lado nos momentos difíceis, são um reflexo do carinho de Deus, da sua consolação e da sua amorosa presença. Ter amigos nos ensina a compreender, a cuidar dos outros, a sair da nossa comodidade e isolamento, e partilhar a vida.

A amizade não é uma relação fugaz e passageira, mas estável, firme, fiel, que amadurece com o passar do tempo. É uma relação de afeto que nos faz sentir unidos e, ao mesmo tempo, é um amor generoso que nos leva a procurar o bem do amigo. Embora os amigos possam ser muito diferentes entre si, há sempre alguma coisa em comum que nos leva a sentirmos próximos, e há uma intimidade que se partilha com sinceridade e confiança.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.

Embora Cristo já esteja ressuscitado e plenamente feliz, podemos ser generosos e ajudar a construir o seu Reino neste mundo, sendo instrumentos para levar a sua mensagem, a sua luz e sobretudo o seu amor aos outros. Afinal, não é isso que fazem os amigos?

A amizade com Jesus é indissolúvel. Ele nunca nos deixa, embora às vezes pareça calado. Com o amigo conversamos, partilhamos as coisas mais secretas. Com Jesus, também devemos fazer isso através da oração. A oração é um desafio e uma aventura. Permite que o conheçamos cada vez melhor, entremos no seu mistério e cresçamos em uma união cada vez mais forte.

A oração nos permite contar tudo o que nos acontece e permanecer confiantes nos seus braços e, ao mesmo tempo, nos proporciona momentos de preciosa intimidade e afeto, em que Jesus derrama a sua própria vida em nós. Rezando, abrimos o jogo para Ele, e damos espaço para que Ele possa agir.

Não prive a sua vida desta amizade. Assim, você poderá sentir Jesus ao seu lado sempre, e não só quando estiver rezando. Vai perceber que Ele caminha junto em todos os momentos. Invista nesta amizade verdadeira e você terá a maravilhosa experiência de saber que estará sempre acompanhado.

Tags:

cristo