ASSINE
search button

Tempos Modernos

Compartilhar

Sem falsa modéstia, repito que jamais passou pela minha mente ser articulista, ainda que somente de qualidade razoável. Já relatei inúmeras vezes que labutei durante mais de 25 anos na área da Educação, tentando dar o máximo de mim para ser uma professora, uma especialista em pedagogia, idealista e tentando sempre dar o melhor de mim.

Uma vez mais, tentei alcançar êxito neste alcance dos meus propósitos. Vale ressaltar, nesta altura, quando me aproximo de completar 86 anos de vida e me sinto privilegiada por ter me mantido até agora interessada, antenada, atenta e curiosa. Eu tenho me esforçado muito para reconhecer os muitos erros que cometi no decorrer desta minha longa vida. Hoje, nem tão longa assim, porque os maravilhosos recursos médicos podem prolongar a nossa existência neste “vale de lágrimas” e iluminar os rostos com muitos sorrisos. O importante é reconhecer que somos eternos aprendizes na busca ideal de nos tornamos melhores seres humanos.

O homem não é um ser perfeito, ele pode ser perfectível.

Quanto mais conhecimento ele vai acumulando, mais chances ele terá de se tornar melhor, se souber utilizar o que acumulou de conhecimentos para se tornar um ser humano melhor.

Se, quando o brilhante filósofo judeu polonês, recentemente falecido, ZYGMUNT BAUMAN declarou: “Vivemos atualmente em uma era líquida na qual nada está sólido, permanente. Líquidas são relações entre homens e mulheres. Não há mais a certeza da permanência, do conforto da durabilidade. As raras raízes são tênues, tudo e todos são rapidamente consumidos e dispensados. Não existe mais ou ainda muito pouco, o conforto da permanência, da solidez. Mundo tênue, mundo flutuante o mundo em que vivemos agora!”.

Vale ressaltar que há agora, isto é, sobrevém uma sensação de mal estar, de insegurança, de transitoriedade, tantas realidades provisórias. Podemos até sentir revolta e o despertar de sentimentos negativos.

Hoje tenho deliberadamente tentado ser um ser humano melhor, mais compreensivo, mais capaz de sentir empatia pelos outros. Recém tendo iniciado a leitura do livro “O Cerco”, que alcançou a posição de best seller nos EUA, da autoria de MICHAEL WOLFF (O seu titulo em inglês é “SIEGE: TRUMP UNDER FIRE”) senti a comprovação desta onipresente liquidez.

Não esqueçamos que elegeram o lunático Donald Trump como seu presidente em 2016, na mais recente eleição presidencial nos EUA.

A Casa Branca é um verdadeiro vespeiro na qual homens poderosos se destroem, na busca de sua posição privilegiada com unhas e dentes. O que resulta desta situação é uma confusão e muitos embates.

O Presidente Trump é agressivo, autodestrutivo e manipulador.

Tristes tempos, os tempos em que vivemos! Tristes tempos, atuais!

* Mestre em Educação pela UFRJ

Tags:

artigo | moderno