ASSINE
search button

Dom Orani: 10 anos de missão no Rio

Compartilhar

Amanhã, 19 de abril, faz 10 anos que o Cardeal Orani João Tempesta tomou posse como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dom Orani é um homem amado pelo povo da cidade, pela sua arquidiocese. Tudo isso por causa do seu estilo próximo das pessoas, compartilhando as angústias e desafios do cotidiano carioca, sendo uma presença constante na vida da cidade.

Dom Orani tem como lema de seu ministério episcopal “Ut Omnes Unum Sint” (Para que todos sejam um), e vive cada dia buscando a unidade. Incansável, sempre se fez presente junto aos cariocas. Ele se preocupa com o próximo, independentemente das diferenças, e está sempre aberto ao diálogo.

Em uma grande cidade, complexa e cheia de desafios como o Rio de Janeiro, temos a certeza de ter uma voz forte e coerente do Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, e as chama pelo nome. Não há uma comunidade eclesial da arquidiocese que não tenha recebido a sua visita pastoral, a celebração dos sacramentos e a vitalidade da sua presença.

Ao longo desses dez anos, é fácil perceber que Dom Orani valoriza o contato com o clero, sendo sempre uma presença amiga. Tendo em vista a importância da vida comunitária na formação do sacerdote, Dom Orani fez do Seminário Arquidiocesano de São José um importante complexo na área da formação, onde está sempre presente.

Um homem contemporâneo, Dom Orani participa ativamente da vida cultural e social do Rio Janeiro. Nesses 10 anos, fez a Igreja presente em todos os grandes eventos realizados na cidade, desde a Copa do Mundo, os Jogos olímpicos, e a festa dos 450 da Cidade Maravilhosa.

Não podemos deixar de falar da sua grande gestão para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, quando recebeu o Papa Francisco em sua primeira viagem apostólica. Foram quase quatro milhões de pessoas em Copacabana numa grande festa da fé. O evento deixou muitos legados, principalmente na área social.

Mas é importante destacar a presença fraterna do Cardeal Orani junto às periferias existenciais. Dom Orani realiza com frequência celebrações nas cracolândias. Em datas festivas como Páscoa e Natal, ele faz questão de celebrar também com os mais pobres, sempre levando uma refeição, um abraço e suas orações.

Ele se preocupa, ainda, em buscar meios para que as pessoas tenham: educação de qualidade, com valores cristãos, cidadania e saúde. É sempre um dos primeiros a se manifestar quando ocorrem tragédias.

O Cardeal está sempre conectado, acompanha as notícias em tempo real, está sempre disposto a falar com a imprensa, e se faz presente também através dos veículos de comunicação social.

Apesar das múltiplas atividades do seu dia-a-dia, Dom Orani tem um estilo de vida austero, como todo monge. Acorda bem cedo, dedica-se à oração. Trabalha muito e o seu estilo de vida demonstra a profundidade de sua vida espiritual. A vocação de Dom Orani é uma bênção para a Igreja e para o povo. Que Deus o ilumine e o conserve na construção da unidade em Cristo, para que todos nós sejamos um.