ASSINE
search button

Cuidado ao escolher seu protetor solar!

Compartilhar

Muitas pessoas consideram o SPF (fator de proteção solar) a referência na decisão sobre qual protetor solar comprar. Mas pouquíssimos sabem o que SPF significa. A maioria acredita que SPF 30 oferece o dobro de proteção do SPF 15. Parece óbvio, não é mesmo? Mas isso é falso, pois a diferença real de proteção é muito pequena, cerca de 4%.

Na verdade, esses protetores são efetivos contra UVB, que é a principal causa de queimaduras solares, e são classificados de acordo com o nível de proteção solar ou SPF:

• SPF 15 Bloqueia 93% da radiação UVB

• SPF 30 Bloqueia 97% da radiação UVB

• SPF 50 Bloqueia 98% da radiação UVB

• SPF 100 Bloqueia 99% da radiação UVB

Enquanto o SPF age absorvendo, refletindo ou disseminando os raios solares na sua pele, sua proteção não é linear e não fornece grande vantagem de proteção em níveis altos.

SPF só protege radiação UVB e não UVA

O SPF só protege de radiação UVB, que é a que produz vitamina D. Os UVA, os mais perigosos, ficam sem proteção, o que causa lesão de pele, envelhecimento e maior risco de câncer! De acordo com o Dr. Steven Q. Wang, diretor do Dermatologic Surgery at Memorial Sloan – Kettering Cancer Center em Basking Ridge, New Jersey: “Indivíduos que aplicam SPF alto podem não se queimar (UVB é a causa principal), mas sem ingredientes de proteção UVA, podem estar recebendo grandes quantidades de radiação lesiva para a pele”.

Com isso, fazem mais mal que bem. A quantidade de protetor solar, intensidade da luz solar, suor, banho de piscina ou mar, podem afetar quanto de proteção você está realmente recebendo. O que ocorre é que as pessoas ficam mais ao sol quando usam protetor SPF, ficando com maior risco de exposição excessiva.

Ingredientes de protetores solares podem causar câncer de pele

O que se ouve diariamente é que se deve usar protetor solar em adultos e crianças para prevenção de câncer de pele, mas além do uso exclusivo como protetor de rugas, o uso de alguns protetores solares na verdade NÃO o protege de câncer de pele, e em alguns casos até aumenta o seu risco. Veja agora dois exemplos bem comuns no nosso dia a dia:

1. Protetor contendo vitamina A – Apesar de parecer benéfico para a pele a presença desse antioxidante, ele não é. Contém retinyl palmitato, uma forma de vitamina A que tem se mostrado indutora de lesões e câncer de pele quando aplicada topicamente e exposta à luz solar. A recomendação é que se evite esse tipo de produto contendo vitamina A, retinyl palmitato, retinol, retinyl acetato, retinyl linoleato e ácido retinoico.

2. Oxybenzeno – um ingrediente bem popular nos protetores solares, acredita-se que cause alteração hormonal e lesão celular que pode provocar câncer. Ele age como se fosse estrógeno no seu corpo, alterando a produção de espermatozoides em homens e endometriose nas mulheres. Apresenta altas taxas de reação alérgica na pele.

Portanto, preste muita atenção no filtro solar que você vai usar neste verão. Sei que a intenção é boa, mas nem sempre temos os benefícios esperados. Confira sempre os rótulos e evite protetores com os ingredientes mencionados acima. Você merece curtir o sol sem riscos!

*Médico (CRM RJ 0110159-5) e nutrólogo (31370)