ASSINE
search button

Para investir o 13º salário corretamente

Compartilhar

Essa época do ano é bem esperada pelos trabalhadores, devido à liberação do décimo terceiro salário, porém, muitas vezes ele é usado precipitadamente para quitação de dívidas, viagens de fim de ano e presentes de Natal, mas uma das opções mais rentáveis sobre o que fazer com esse “dinheiro extra” quase não é cogitado pela maioria das pessoas, que é investi-lo pensando no médio e longo prazos para multiplicá-lo e fazer algo maior do que faria no curto prazo.

Investir o 13º é aumentar as possibilidades do que fazer com ele, mas se você tem planos para ele no curto prazo, não precisa se preocupar em investir tudo, você pode investir parte dele pensando em aumentar seu plano de previdência própria, maximizar o patrimônio que você está construindo ou até mesmo para começar a investir, se nunca investiu (e nesse caso é necessário apenas R$ 35,00 para iniciar sua vida de investidor).

Antes de falarmos sobre como investir o 13º salário, vamos falar sobre o que não fazer com ele: Não gaste sem definir prioridades, porque assim ele pode ir “pelo ralo” e depois você pode ter um grande arrependimento. Não o coloque na poupança, por mais estranho que isso possa parecer, ela atualmente está rendendo menos que a inflação e todo dinheiro que vai pra lá perde poder de compra, ficando desvalorizado no curto prazo e muito desvalorizado no longo prazo.

Separe uma parte dele para janeiro pensando nas contas de início de ano, como: IPVA, IPTU, escola das crianças, materiais escolares, seguro do carro entre outras contas. Dessa forma, você vai diminuir ou eliminar a necessidade de usar cartão ou fazer parcelas no início do ano. Não deixe de separar uma parte do seu 13º para lazer, pois não devemos abrir mão dele para investir, mas achar um meio termo fazendo as duas coisas, assim não se torna um peso.

Agora falando sobre como investir o décimo terceiro, uma ótima maneira de fazê-lo são títulos públicos ofertados do Tesouro Direto. O Tesouro Selic, por exemplo, possui menor rentabilidade, mas é superior à poupança, além de outros títulos que são baseados na Selic, mais juros chegam a oferecer taxas superiores a 12% ao ano, tornando uma ótima opção de investimento. Todos os títulos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), dando a eles a mesma segurança da poupança com rentabilidade muito maior.

Outra opção de investimento pensando no médio e longo prazos são os CDB’s (Certificados de Depósito Bancário), que são títulos de renda fixa privada emitidos por bancos, em que você estará emprestando dinheiro para eles e recebendo juros deles no vencimento. Isso também é garantido pelo FGC, apresentando, assim, a mesma garantia de segurança da poupança e, na maioria dos casos, com rentabilidade superior aos títulos do tesouro.

Uma opção também muito interessante são as Letras de Crédito, parecidas com os CDBs, porém você estará emprestando dinheiro a financeiras, apresentando maior risco no investimento. Contudo, saiba que elas também são garantidas pelo FGC e você pode investir a partir de R$ 1000,00. Não se esqueça de planejar suas contas sempre pensando no curto, médio e longo prazos, traçando objetivos financeiros para você e sua família de maneira que possam aproveitar o curto, garantindo que no médio e longo poderão continuar vivendo no mesmo padrão com prosperidade.

Investir é garantir que no futuro você não terá que abrir mão de seu padrão de vida, mas continuará a viver mantendo as escolhas que faz hoje. Bom investimento!

* Especialista em Finanças Pessoais e Empresariais e Educador Financeiro

Tags:

artigo