ASSINE
search button

Escargot: o segredo da beleza francesa

Compartilhar

Por centenas de anos, o povo da França tem sido considerado o especialista em escargot, mas esse segredo ficou debaixo de seus narizes todo esse tempo: aquela gosma viscosa de caracol, riquíssima em nutrientes, reverte completamente a aparência do envelhecimento!

Isso foi descoberto a quase 12 mil km de distância, em uma fazenda no Chile. Produtores de caracóis, que colhiam caracóis vivos para o mercado de escargot francês, perceberam que a pele de suas mãos estava mais lisa e sem manchas.

Acontece que os caracóis produzem uma enzima que promove uma pele jovem e bonita. O composto contém uma combinação de antioxidantes, proteínas, carboidratos e peptídeos que remove as células mortas da pele, reduzindo a inflamação e mantendo a hidratação.

Mas essa gosma do caracol, o ingrediente do escargot, tem um segredo de pele ainda mais importante... Segundo estudo, as enzimas do caracol têm propriedades regenerativas para a pele humana, promovendo:

•Eliminação de manchas solares e melhora dos sinais de fotoenvelhecimento

•Importante atividade antioxidante com maior capacidade de eliminação de radicais livres

•Regeneração da derme, essencial para uma pele bonita e saudável

•Aumento da concentração de ácido hialurônico (AH), pois é uma fonte riquíssima. Com isso melhora a função do colágeno e da elastina em reter a umidade da pele, agindo quase como uma esponja, absorvendo a água. Na verdade, o ácido hialurônico absorve até 1.000 vezes seu peso em água.

O resultado é mais firmeza, elasticidade e flexibilidade à pele, reduzindo o aparecimento de rugas. Quando você é jovem e saudável, é normal ter grandes quantidades de ácido hialurônico em vários tecidos do corpo. Ele fornece hidratação e suporte da pele. Mas com o envelhecimento, seus níveis de ácido hialurônico começam a diminuir, resultando em uma pele seca e flácida que faz você parecer mais velho. Quando se usa o ácido hialurônico topicamente, ele age quase que imediatamente, pois penetra na pele a nível celular, ao contrário de outros hidratantes que ficam só na superfície.

Outro estudo, cujos participantes apresentavam danos na pele, após apenas 12 semanas de uso relataram melhoras importantes em rugas dos olhos e textura da pele.

Outras 3 maneiras de aumentar o ácido hialurônico na pele

Você pode e deve aumentar o ácido hialurônico de dentro para fora. E não é somente com o escargot que se consegue isso. Veja como:

•Brodo (Caldo de osso). Este segredo de Hollywood é uma das suas melhores fontes de ácido hialurônico. Faça o seu próprio brodo usando ossos de bovinos de animais criados a pasto, frango caipira (pele incluída) e pés de galinha.

• Konnyaku (vegetal de raiz japonês). É uma fonte natural riquíssima em proteínas, magnésio, vitaminas A e C e ômega-3, precursores que promovem aumento de síntese de ácido hialurônico. Além disso, é por si só uma excelente fonte de ácido hialurônico

• Glucosamina. Este suplemento também aumenta a produção natural de ácido hialuronico no seu corpo. Estudos indicam bons resultados em pacientes que tomaram 500 mg de glucosamina duas vezes ao dia com alimentos. Mas, antes que qualquer medida, converse com seu médico.

Então, ainda que você não frequente restaurantes franceses nem possa saborear um bom escargot, saiba que há o que fazer. É mais simples do que você imagina. Aproveite!

Referências bibliográficas:

Skin Pharmacol Physiol.2008;21(1):15-22

J Drugs Dermatol.2013;12(4):453-457

BMC Musculoskelet Disord. 2008;9:120

* Médico e nutrólogo