ASSINE
search button

Alerta: Açúcar pode causar degeneração cerebral

Compartilhar

Quando você como um doce, o açúcar promove um estímulo “estonteante” no seu cérebro, alterando proteínas e hormônios de maneiras que fazem você desejar arduamente mais, mais... É um círculo vicioso sem fim!

Um novo estudo mostra que a culpada é a frutose encontrada no açúcar comum de mesa e o xarope de milho (frutose sintética) usado em lanchinhos, refrigerantes, “bebidas-sucos” e mais. Quando você come, o seu corpo deveria mandá-lo parar a um certo momento, liberando o hormônio que sinaliza “basta”... No novo estudo, porém, a frutose não acionou aquela placa de “pare”.Sem este sinal, você continua comendo...

Antes de perceber, os números da sua balança estarão nos céus, e junto, as diabetes, as doenças cardíacas e, mais, estarão batendo à sua porta. Além disso, segundo estudo recente com ratos, o açúcar comprovadamente muda centenas de proteínas críticas dentro do cérebro.

Alimentaram-se ratos que receberam água pura ou água açucarada, com a mesma proporção daquela coisa doce que é o refrigerante. Em seguida, os pesquisadores avaliaram os cérebros dos ratos, e das 1.373 proteínas que eles tinham identificado, 290 tinham sido alteradas nos roedores infelizes que receberam a água açucarada.

O efeito mais imediato destas mudanças pode ser o notório “barato do açúcar” ou o comportamento hiperativo que algumas pessoas demonstram quando tomam de uma grande quantidade de refrigerante ou ingerem um doce.

E mais: quase um terço das proteínas alteradas são as proteínas envolvidas nas mais devastadoras doenças do cérebro, incluindo Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia e até o câncer.

Sim, este foi um estudo em ratos. Mas saiba que aquilo que é tóxico para os seus cérebros é sempre tóxico para os nossos. Estes são apenas alguns dos estudos mais recentes, mas não são nem de longe os primeiros deste gênero. Praticamente todo e qualquer estudo NÃO conduzido pelas marionetes da indústria de lanchinhos descobriu que o açúcar danifica o cérebro, sem falar do coração, estômago e mais.

Como evitar o apodrecimento cerebral

Agora veja o que você precisa fazer. É hora de falar sério. Tenha como meta virtualmente ZERO de açúcar. Simplesmente pare de comê-lo, com a exceção ocasional dos açúcares naturais encontrados em frutas, frutas silvestres, ou algo natural e saudável.

Além disso, evite o resto dos carboidratos, grãos e frutose sintética que são convertidos em açúcar no corpo e causam os mesmos danos no cérebro (bem como no resto do corpo).

Atenha-se a uma dieta rica em gorduras e proteínas animais. Se quiser um pouco de cor no seu prato, acrescente algumas frutas e legumes. Só esteja ciente de que são inteiramente opcionais. Se você quer realmente se proteger, é isso o que precisa ser feito. Pense nisso! Sua saúde é o mais importante!

* Médico e nutrólogo