ASSINE
search button

São João Paulo II, missionário do amor

Compartilhar

Na última terça-feira completaram-se 40 anos que o cardeal Karol Wojtyla foi eleito Papa. No próximo dia 22 de outubro, a igreja celebra o Santo João Paulo II – data em que iniciou o seu ministério como sucessor de Pedro. Foram quase 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história.

O pontificado de João Paulo II foi marcado por intensas atividades, como a conclusão da redação do Código de Direito Canônico, e a redação e promulgação do Catecismo da Igreja Católica.

Uma atenção especial foi dedicada aos jovens. Em 1984, no Encontro Internacional da Juventude com o Papa, na Praça São Pedro, João Paulo II entregou a Cruz, que seria um dos principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude, instituída por ele no ano seguinte. Também em 1985, foi instituído o Encontro Mundial das Famílias.

João Paulo II foi um defensor incansável da verdade. Da mesma forma, foi um homem de unidade e diálogo. Elefoi capaz de reunir amigos, inimigos, credos, raças e nações. Foi uma ponte viva que ligava distâncias humanas, mas, acima de tudo, conectava corações. Juntou cristãos e não cristãos em torno dos mesmos ideais, para demonstrar que os laços que nos unem são muito maiores do que os que nos separam.

Era um homem cheio de alegria, motivado pela certeza de que um mundo melhor é possível. Sempre atraía uma multidão de jovens em todos os lugares por onde passava. João Paulo II não teve medo de se alegrar, de chorar, de demonstrar que o pontificado não tirou a sua humanidade. Mostrou ao mundo o seu amor pelas artes, pelos esportes, pelas nações, pelas pessoas. Por isso, lutou pela paz, pela liberdade, pela dignidade do homem. E lutou para que todos conhecessem a Jesus Cristo, a verdadeira felicidade.

São João Paulo II foi o primeiro Papa a vir ao Brasil. E quem não tem na memória aquela música que eletrizou não só a nossa igreja do Rio de Janeiro, mas em todo o país: “A bênção, João de Deus, nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. Sê bem-vindo, E abençoa este povo que te ama”.

Verdadeiro missionário, ele foi o pontífice que mais visitou países na história da igreja. Quebrou o costume dos Papas de não saírem do Vaticano e viajarem somente em ocasiões muito especiais. O número de viagens apostólicas do Papa João Paulo II chega a ultrapassar duzentas e cinquenta. Esse seu caráter itinerante começou cedo e se manteve praticamente até o fim, mesmo quando o Papa parecia já não ter forças para as realizar.

João Paulo II tinha um compromisso pessoal com a transformação da sociedade. Ele não foi apenas uma pessoa atenta à história, à cultura, à política e às mudanças dos povos e das culturas, como convém a um missionário. Revelou-se um Papa socialmente ativo: empenhou-se nos processos de mudança e transformação, orientado sempre pelos valores do Evangelho.

O Santo Padre também enfrentou momentos difíceis. Foi vítima de um atentado, mas até nesse momento soube manifestar seu amor ao ir à cadeia perdoar o atirador.

João Paulo II faleceu aos 84 anos de idade em 2 de abril de 2005. Ele foi beatificado em 1º de maio de 2011 pelo então Papa Bento XVI. A canonização ocorreu três anos depois, em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco, que reuniu cerca de 500 mil pessoas de diversas partes do mundo, na Praça São Pedro.

Desejo que a memória do Papa João Paulo II possa despertar em nós o desejo de imitar as suas virtudes e nos dedicarmos, com zelo missionário, ao serviço do Evangelho. São João Paulo II, rogai por nós!

* Pároco da Paróquia de São José da Lagoa e reitor do Cristo Redentor