ASSINE
search button

Zema cria comitê para recuperação de municípios da bacia do rio Doce

Gil Leonardi/Imprensa MG -
Zema, o homem que quintuplicou o próprio salário
Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou nesta terça-feira (16) um decreto instituindo a criação de um comitê para recuperação socioambiental e econômica dos municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Doce que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

Batizado comitê gestor pró-rio Doce, o grupo também vai cuidar de ações compensatórias ao municípios afetados pela tragédia em 2015. “Quero que todas pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão sejam justamente indenizadas”, disse o governador. “Sei que não há recurso que valha o que perderam, mas sempre há tempo e espaço para o ressarcimento. E também aguardo a rápida compensação aos municípios afetados”, afirmou.

Macaque in the trees
Romeu Zema (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O comitê será comandado pela secretaria de estado de Planejamento e Gestão, e incluirá também a coordenadoria estadual de Defesa Civil, Advocacia e Controladoria-Geral do estado, além das secretarias de estado do governo de Minas.

O decreto que criou o grupo foi assinado em Mariana, durante as comemorações do Dia de Minas, que celebra 323 anos do município. Anualmente, no dia 16 de julho, a capital do estado é transferida simbolicamente para Mariana, primeira capital do estado.