ASSINE
search button

Oposição vê nepotismo em indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

REUTERS/Joshua Roberts -
Deputado Eduardo Bolsonaro
Compartilhar

Representantes da oposição na CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, colegiado que aprova ou rejeita nomes de embaixadores indicados pelo Palácio do Planalto, contestaram a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um de seus filhos, para comandar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Eles dizem se tratar de nepotismo e alguns membros afirmaram que a indicação desrespeita a carreira diplomática.

Macaque in the trees
Deputado Eduardo Bolsonaro (Foto: REUTERS/Joshua Roberts)

"Não sou favorável. Tem os profissionais que dedicam sua carreira a isso. Não vejo de forma nem um pouco positiva. Os filhos [de Bolsonaro] não podem ter este protagonismo que estão tendo porque você confunde. É a família que está no comando do governo federal?", afirmou o vice-presidente da CRE, senador Marcos do Val (Cidadania-ES).

Líder da minoria e também integrante da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que a indicação do nome de Eduardo Bolsonaro é um escárnio e anunciou que vai ingressar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) caso a possibilidade anunciada por Jair Bolsonaro se confirme.

"É um escândalo total. Tenha certeza que o governo Bolsonaro terá o primeiro caso de rejeição de embaixador. É um caso flagrante de nepotismo que não pode ser aceito", declarou. 

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) disse que "será uma indicação terrível", mas que quer sabatinar Eduardo para aferir sua qualificação para o posto.

  "A relação familiar e falar a língua do país não significa que a pessoa tenha todos os predicados para a função", disse Coronel.

O PSL, partido de Bolsonaro, tem como titular na comissão o líder da legenda no Senado, Major Olímpio (SP). Irmão de Eduardo, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) é suplente no colegiado.

Presidente da CRE, Nelsinho Trad (PSD-MS) reagiu às críticas dos colegas de comissão.

"Quem está chiando, vai se candidatar, leva facada, ganha e aí indica quem quiser", disse Trad, fazendo referência ao atentado à faca sofrido por Bolsonaro durante sua campanha presidencial, em 2018.

O senador disse não ver problemas na indicação.

"Uma embaixada desta importância e um ato como este, que é discricionário do presidente, ele vai por alguém que é da coronária dele. Acabou indicando uma pessoa, se é que isso vai se concretizar, que é muito próxima dele e deve dar sequência a este alinhamento notório que se tem com os Estados Unidos", disse Trad.

As indicações de embaixadores têm que ser aprovadas pelo Senado. Segundo Trad, quando a mensagem do presidente chegar ao Senado e for lida em plenário pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é automaticamente encaminhada à CRE.

O senador diz que um relator será designado por ele e, em até três semanas, o relatório é apresentado e a sabatina do indicado, realizada. Aprovada a indicação, a mensagem segue para o plenário, onde há nova votação.

Técnicos da comissão dizem que, tanto no colegiado como no plenário, a votação é secreta e a aprovação se dá por maioria simples.

Trad disse que não se surpreendeu com a possibilidade de Bolsonaro indicar o filho para aquela que é considerada a principal embaixada do Brasil.

"Viajei com eles para os Estados Unidos. Notei lá uma desenvoltura bastante firme dele. Alguns eventos, ele mesmo que organizou. Para mim, ele vai surpreender e vai desempenhar com muito êxito esta nova missão desde que tudo possa ser superado e preenchido", afirmou.

O presidente da comissão de Relações Exteriores disse não ver nepotismo na eventual indicação e disse que Eduardo é alguém da confiança total do presidente da República.

"Esta relação com os EUA está sendo tratada como sendo uma pérola de cristal e não pode errar. O Eduardo, pelo que a gente já soube, tem uma militância na área de relações internacionais antes mesmo de ser deputado. Para mim, isso não é problema, até porque é um ato discricionário", afirmou.