Governadores se comprometeram a buscar encaminhamento a favor da Previdência, diz Alcolumbre

(Reuters) - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quinta-feira que os governadores se comprometeram a buscar encaminhamento a favor da reforma da Previdência.

Segundo Alcolumbre, os governadores agora precisam pedir que suas bancadas apoiem a reforma previdenciária, após o governo federal ter acenado com maior repasse de recursos ao entes por meio de um novo pacto federativo e também com mudanças na distribuição de recursos provenientes do pré-sal.

Macaque in the trees
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Alcolumbre disse, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que novamente está sendo feito um esforço para incluir Estados e municípios no texto da Previdência que tramita na Câmara.

Mais cedo, deputados decidiram adiar a tramitação da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara enquanto buscam uma solução sobre a extensão das novas regras de aposentadoria a Estados e municípios.

Prevista para esta quinta-feira, a leitura da complementação de voto do relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP), foi adiada para a próxima terça-feira, na tentativa de se alcançar um acordo com governadores para a inclusão de Estados e municípios ainda no complemento do voto, em troca dos votos favoráveis de parlamentares ligados a eles. [nL2N23Y0BE]

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)