'Não estou aqui para ser advertido por outros países, não', responde Bolsonaro

Presidente rebate críticas de Merkel sobre ações do presidente em relação a desmatamento

Ao desembarcar nesta quinta-feira (27), em Osaka, no Japão, para o encontro do G-20, o presidente Jair Bolsonaro rebateu as críticas da  chanceler alemã, Angela Merkel, e disse que o Brasil "tem exemplo para dar para a Alemanha" sobre meio ambiente.

Na última quarta-feira (25), Merkel disse ver com grande preocupação as ações de Bolsonaro sobre o desmatamento no País.

Macaque in the trees
Bolsonaro, durante chegada ao Japão, para participar da Cúpula do G20 (Foto: Alan Santos / PR)

"O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram aqui para ser advertidos por outros países, não. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento no passado como alguns chefes de Estado tiveram aqui", disse Bolsonaro a jornalistas na chegada ao hotel onde irá se hospedar pelos próximos dois dias.

Visivelmente cansado e irritado, Bolsonaro culpou a imprensa ao comentar a fala de Merkel. "Eu vi o que está escrito e, lamentavelmente, em grande parte o que a imprensa escreve não é aquilo", disse. Advertido por um jornalista que as observações de Merkel foram publicadas pela imprensa estrangeira, e não brasileira, Bolsonaro respondeu: "Não interessa que foi alemã, e deixa eu terminar o raciocínio. Então tem que fazer a devida filtragem pra não se deixar contaminar por parte da mídia escrita, especialmente".

Críticas de Merkel

O presidente afirmou que não vê "problema nenhum" em ser abordado por Merkel para falar sobre desmatamento. A chanceler descreveu como dramática a situação no Brasil e afirmou que pretende questionar Bolsonaro sobre o tema. "Nós temos exemplo para dar para a Alemanha sobre meio ambiente, a indústria deles continua sendo fóssil, em grande parte de carvão, e a nossa não. Então eles têm a aprender muito conosco", disse Bolsonaro.

Não há previsão de encontro oficial entre os dois durante o G-20 até o momento.