ASSINE
search button

Metrô e CPTM conseguem liminar contra greve na capital paulista

Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça concedeu liminar (decisão provisória) à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de SP para barrar a paralisação de metroviários e ferroviários nesta sexta-feira (14), quando deverá ocorrer uma greve geral no país.

Segundo a secretaria, 80% dos funcionários de Metrô e CPTM devem trabalhar nos horários de pico e 60% nos demais horários.

Metroviários e ferroviários estão entre as 16 categorias que definiram adesão à greve geral. A mobilização é contra a reforma da Previdência, além dos contingenciamentos na educação.

O coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo, mantém a paralisação. "Nós decidimos fazer greve e não podemos mudar uma decisão que a categoria já tomou. Liminar sempre tem. Estamos acostumados", afirmou.

A greve tem adesão de centrais sindicais como UGT (União Geral dos Trabalhadores) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). Com isso, deverão parar motoboys, taxistas, caminhoneiros e profissionais de limpeza urbana ligados à UGT.

No caso da CUT, metalúrgicos, professores das redes pública e privada, petroquímicos, químicos e servidores devem cruzar os braços.

Os trabalhadores dos Correios e do INSS também podem parar, segundo as entidades que os representam.

As linhas 1, 2 e 3 do Metrô e 15 do monotrilho confirmaram participação. O Sindicato dos Metroviários pretende fazer com que os funcionários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que foram privatizadas, também façam parte do movimento, já que ganharam na Justiça o direito de representar os trabalhadores dessas empresas.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade, das linhas 4 e 5, respectivamente, dizem ter acordos coletivos com o Sindecrep-SP para reprsentar a categoria 2020.

Veja quais categorias já anunciaram adesão à greve desta sexta-feira (14) na capital paulista

Metroviários

Motoristas de ônibus

Ferroviários

Motoboys

Taxistas

Caminhoneiros

Professores municipais

Professores estaduais

Profissionais do serviço de limpeza urbana da capital paulista

Servidores de hospitais públicos e postos de saúde da capital paulista

Servidores da saúde estadual

Metalúrgicos

Bancários

Servidores do INSS

Trabalhadores de hospitais federais

Trabalhadores dos TRA

Fontes: sindicatos, centrais sindicais e reportagem