ASSINE
search button

Vacinação contra sarampo começa na segunda em São Paulo

Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A campanha de vacinação contra o sarampo começa na próxima segunda-feira (10) na cidade de São Paulo. A meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas de 15 a 29 anos até 12 de julho. O dia D da campanha, quando os postos de saúde abrem aos sábados, está marcado para o próximo dia 29.

A iniciativa foi elaborada depois de confirmado, há três semanas, o primeiro caso autóctone (quando o contágio ocorre dentro da cidade) da doença na capital desde 2015. A transmissão local aumenta o nível de alerta da secretaria, pois indica que o vírus já pode estar em circulação no município.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de 16 de maio, 36 casos já haviam sido registrados em todo o estado de São Paulo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre por meio de saliva ou secreções expelidas quando o infectado tosse, espirra ou fala. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C), tosse, coriza e erupções avermelhadas na pele.

A notificação da doença é obrigatória e deve ser feita quando houver suspeita. Complicações decorrentes do sarampo chegam a provocar a morte, principalmente entre crianças.