ASSINE
search button

Após 25 mortes, governo de Minas libera verba para combate a dengue, zika e chikungunya

Divulgação/Fiocruz -
Aedes Aegypti
Compartilhar

O governo de Minas liberou uma verba de R$ 17 milhões para UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de 32 cidades nesta terça-feira (7).

O recurso será destinado ao combate à dengue, zika e chikungunya, doenças que já causaram a morte de pelo menos 25 pessoas neste ano.

Macaque in the trees
Aedes Aegypti (Foto: Divulgação/Fiocruz)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já havia liberado verbas no mês de abril para 200 municípios que registraram incidência alta de casos de dengue.

Com os repasses, as administrações regionais podem contratar mais agentes de controle de endemias, além de capacitar mais profissionais e comprar material para o auxílio no combate a possíveis focos de proliferação da doença.

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é incentivar ações direcionadas para a eliminação de criadouros de mosquitos.

Em 2019, já são mais de 200 mil casos de dengue e 25 mortes em Minas Gerais, até o momento.
Segundo dados divulgados nesta terça, o estado registrou 209.276 casos prováveis de dengue. Fazem parte desse grupo os casos confirmados e suspeitos.

As 25 mortes foram registradas nos municípios de Arcos (1), Betim (9), Contagem (2), Frutal (1), Ibirité (1), Paracatu (1), Uberlândia (8) e Unaí (2). Outras 82 mortes que podem estar relacionadas à doença estão sendo investigadas.

Tags:

chikungunya | Mina | Sa?de | zika