ASSINE
search button

Risco em barragem interdita ferrovia; passageiro faz parte da rota de ônibus

REUTERS/Washington Alves -
Mina Gongo Soco, operada pela Vale, em Barão de Cocais (MG)
Compartilhar

O risco de rompimento da barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), fez a Vale interditar parte da ferrovia que liga Belo Horizonte a Vitória (ES).

Controladora da barragem e também da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas), a Vale interditou trecho da linha férrea que passa nas imediações da mina de Gongo Soco. A ferrovia é uma das duas regulares no transporte de passageiros no país -a outra é a Estrada de Ferro Carajás, que liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA).

Macaque in the trees
Mina Gongo Soco, operada pela Vale, em Barão de Cocais (MG) (Foto: REUTERS/Washington Alves)

Em um documento produzido pela mineradora, obtido pela Promotoria de Minas Gerais, a Vale estima que a barragem corre risco de rompimento entre domingo (19) e o dia 25 de maio. Foi identificada uma deformação no talude (encosta que garante estabilidade) na cava da mina, a cerca de 100 km da capital mineira.

A interdição na ferrovia ocorre desde esta quinta-feira (16) e é válida por tempo indeterminado, de acordo com a Vale.

Quem parte da estação Belo Horizonte vai embarcar em ônibus disponibilizados pela Vale e será levado até a estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. As estações ficam cerca de 80 quilômetros distantes entre si. De lá, o passageiro seguirá a viagem por trem.

Já para quem faz a rota no sentido inverso, ou seja, Vitória-Belo Horizonte, o desembarque será na estação Dois Irmãos e o restante da viagem será feito por rodovia até a estação na capital mineira.

Os trens têm partidas diárias: às 7h, deixa Cariacica, na região metropolitana de Vitória e, antes da interdição do trecho ferroviário, chegava a Belo Horizonte por volta das 20h10. Já as composições que viajam no sentido contrário deixam a capital mineira às 7h30 e chegam na última estação às 20h30.

De acordo com a Vale, com as alterações é possível que ocorra atraso nas viagens -passageiros poderão solicitar reembolso do valor pago.

São 29 estações no trajeto, que passa por cidades como Ipatinga, Governador Valadares, Conselheiro Pena -todas em Minas- e Colatina, já no Espírito Santo.

MARCELO TOLEDO

Tags:

barragem | Vale