ASSINE
search button

Bolsonaro confirma visita à China em agosto e a Nova York em maio

REUTERS/Adriano Machado -
Presidente Jair Bolsonaro conversa com embaixador da China no Brasil, Yang Wanming
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro marcou viagem a China para agosto deste ano, entre os dias 3 e 10, com visitas à Pequim e Xangai, informou nesta terça-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que deve acompanhar o presidente.

Segundo Doria, Bolsonaro o autorizou a anunciar as datas da viagem, que deve incluir, além da visita de Estado, encontros com empresários e a abertura de um escritório comercial do Estado de São Paulo em Xangai.

Macaque in the trees
Presidente Jair Bolsonaro conversa com embaixador da China no Brasil, Yang Wanming (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Bolsonaro já havia afirmado que faria uma visita ao país asiático ainda este ano, em uma tentativa de reverter a desconfiança da China, maior parceiro comercial do Brasil, em relação ao novo governo brasileiro.

Durante a campanha eleitoral, por mais de uma vez o presidente fez críticas aos chineses, afirmando que queriam "comprar o Brasil". Depois de eleito, amenizou o discurso.

Doria confirmou também a ida do presidente a Nova York, no próximo mês, para a homenagem que receberá da Câmara Americana de Comércio como homem do ano. A informação já havia sido dada à Reuters pelo porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros.

Bolsonaro estará nos Estados Unidos entre 13 e 15 de maio, disse Doria. No dia 14 participará do jantar organizado pela câmara. No dia 15, participa de um evento com empresários onde estarão presentes também o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).