ASSINE
search button

Alexandre de Moraes diz que inquérito vai continuar

Ministro determinou buscas e apreensões e censurou os sites 'O Antagonista' e a revista eletrônica 'Crusoé' e revogou a censura

Antonio Cruz/Agência Brasil -
Ministro Alexandre de Moraes é presidente do TSE
Compartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes declarou nesta segunda-feira (22) que a Corte irá manter as investigações do inquérito sobre 'ameças graves' à Corte e aos ministros. 

"Nós vamos continuar investigando. Esse é o grande objetivo do inquérito aberto por determinação do presidente do Supremo", disse ele, durante participação de um fórum em Lisboa, sobre as ameaças aos ministros do STF. "O que se apura, o que se investiga não são críticas, não são ofensas. Até porque isso é muito pouco para que o Supremo precisasse investigar. O que se investiga são ameaças graves feitas", disse. 

Macaque in the trees
Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Inquérito

O inquérito foi aberto em 14 de março pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que escolheu Moraes para ser o relator. Desde o início a abertura da investigação gerou críticas no Ministério Público e no Judiciário.

Um dos principais argumentos contrários à medida é que o STF não tem competência para abrir investigação sem ser provocado por outra instituição. Já o  presidente da Corte argumenta que a possibilidade é prevista no regimento interno.

Censura

Dentro do inquérito, Moraes já determinou buscas e apreensões nas residências de suspeitos de serem autores de ofensas e ameaças contra integrantes da STF e censurou os sites 'O Antagonista' e a revista eletrônica 'Crusoé'. Na última quinta (17), diante da pressão de colegas do tribunal, o relator revogou a censura.