ASSINE
search button

Datafolha: 51% dos brasileiros têm mais medo do que confiança na polícia

Estudo aponta que mulheres, jovens de 16 e 24 anos, pessoas de cor preta, amarela e indígenas e os de renda de até 2 salários mínimos retratam têm mais 'medo' que 'confiança'

Betinho Casas Novas/AE -
Policial militar numa das entradas do Morro do Fallet, durante a operação de sexta-feira passada: há suspeita de que tiroteio na favela, na verdade, tenha sido uma execução com 15 mortos
Compartilhar

Após uma série de casos envolvendo a morte de civis por parte de policiais e militares nos últimos anos no pelo país. Como no último domingo (7), em que a ação de militares levou à morte do músico Evaldo dos Santos, após ter o carro onde estava com a família atingido por 80 tiros em Guadalupe, Zona Norte do Rio.

Como está a confiança dos brasileiros diante dos agentes públicos da segurança? 

Macaque in the trees
Policial militar numa das entradas do Morro do Fallet, durante a operação de sexta-feira passada: há suspeita de que tiroteio na favela, na verdade, tenha sido uma execução com 15 mortos (Foto: Betinho Casas Novas/AE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa Datafolha divulgada  pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (11), mostra que 51% da população brasileira brasileiros têm mais medo do que confiança na polícia, enquanto 47% confiam na corporação mais do que a temem e apenas 2% não definir o que  sentem em relação à polícia. 

 

Perfil do medo

Estudo mostra que mulheres (55%), jovens de 16 e 24 anos (53%), pessoas de cor preta (55%), amarela (56%) e indígenas (60%), e os de renda de até 2 salários mínimos (54%) têm mais medo da polícia do que confiança.

Já homens (52%), pessoas de cor branca (51%) e com renda superior a 10 salários mínimos (58%) estão entre os que mais confiam nas forças policiais.

Por outro lado,