Funai faz expedição para contactar índios isolados no Amazonas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) realiza uma grande expedição para fazer contato com um grupo de índios isolados da região da Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, em uma zona próxima à fronteira com o Peru.

O principal objetivo da missão é evitar conflitos entre os Korubo do Coari, não contactados, e os Matis, outra etnia indígena da região.

Macaque in the trees
Amazônia (Foto: Divulgação)

Os Korubo do Coari, grupo que permanece em total isolamento, querem ocupar a terra próxima ao Rio Coari e têm entrado em confronto com os Matis, já contatados.

Segundo a Funai, a missão inclui indigenistas, especialistas de saúde e índios de quatro tribos, além do apoio da polícia e de militares do Exército.

O grupo, de 25 pessoas, já partiu para o Vale do Javari, com uma superfície de 85.000 km2 e que concentra a maior quantidade de tribos isoladas do país.

Esta é a maior expedição deste tipo já organizada em 20 anos pela Funai, que a partir do final da década de 80 adotou a política de evitar a aproximação com grupos indígenas isolados.