ASSINE
search button

Generais escolhem comandos

Bolsonaro delegou aos titulares da Defesa e do GSI a decisão sobre comandantes das Três Armas

reprodução twitter -
Após café da manhã com o almirante Leal Ferreira, Bolsonaro revelou que chegou a convidar o comandante da Marinha para a Defesa
Compartilhar

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), reuniu-se, ontem, por aproximadamente duas horas, com o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, no 1º Distrito Naval do Rio de Janeiro. Após o café da manhã, Bolsonaro, disse que ainda não há definição sobre os nomes para os três comandos das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica. As negociações estão em curso e há várias alternativas, explicou.

Macaque in the trees
Após café da manhã com o almirante Leal Ferreira, Bolsonaro revelou que chegou a convidar o comandante da Marinha para a Defesa (Foto: reprodução twitter)

Bolsonaro afirmou que o general Augusto Heleno, designado para o Gabinete de Segurança Institucional, e o general Fernando Azevedo e Silva, que assumirá o Ministério da Defesa, coordenam as conversas com os atuais comandantes para buscar a definição. Segundo o presidente eleito, há bons nomes de generais 4 estrelas – o oficial mais graduado nas três Forças Armadas.

“Não é uma escolha minha. Quem realmente vai trabalhar com os comandantes será o general Fernando. A ele cabe a grande responsabilidade de indicar. Obviamente, como é praxe em nosso meio das Forças Armadas, eles vão ouvir os atuais comandantes para escolher, não digo o melhor, porque todos os quatro estrelas são competentes e estão aptos a cumprir a missão, mas aquele que melhor se encaixa no atual cenário nacional”, completou Bolsonaro.

Em rápida entrevista no 1º Distrito Naval, o presidente eleito disse que o comandante da Marinha chegou a ser convidado para o Ministério da Defesa, mas declinou do convite por razões familiares. “(O almirante Leal Ferreira) não se afastará do meu radar. Sempre o procurarei para que boas decisões sejam tomadas, em especial na área aqui da Marinha”, disse.

Na última quarta-feira, em Brasília, Bolsonaro disse que pretende fechar todos os nomes dos novos ministros até o final deste mês. Também reiterou que quer reduzir o número de ministérios de 29 para 15 ou 17, por meio de fusões de pastas.

Questionado sobre a carta que os governadores enviaram ao futuro governo com reivindicações, Bolsonaro disse que ainda não teve tempo de estudá-la. “A carta dos governadores ainda não tive a oportunidade de estudar, juntamente com o Paulo Guedes. Li, mas não estudei com o Paulo Guedes ainda para dar uma resposta aos senhores”, afirmou o presidente eleito, na última resposta antes de encerrar a entrevista.

Jair Bolsonaro (PSL), deixou sua residência, na Barra da Tijuca, por volta de 7h40, para o café da manhã com o comandante da Marinha. E não teve outros compromissos oficiais em sua agenda no resto do dia. Como tem feito, divulgou no Twitter sua foto ao lado do almirante Leal Ferreira, em frente ao Arsenal da Marinha.