ASSINE
search button

Lula depõe hoje sobre sítio em Atibaia

Ex-presidente será interrogado pela substituta de Sérgio Moro

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento nesta quarta-feira (14), em Curitiba, no processo em que é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ocultar a posse de um sítio em Atibaia (SP).

Lula será interrogado a partir das 14h, pela juíza Gabriela Hardt, substituta do futuro ministro da Justiça Sérgio Moro na 13ª Vara Federal da capital paranaense. Essa será a primeira vez que o ex-presidente deixa a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão desde abril.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as empreiteiras OAS e Odebrecht reformaram o sítio Santa Bárbara, em Atibaia, em benefício de Lula e sua família, em troca de contratos com a Petrobras. O valor da suposta propina totalizaria R$ 1,02 milhão.

O petista, por sua vez, nega ser dono do imóvel, que está em nome de um amigo da família, o empresário Fernando Bittar, que responde por lavagem de dinheiro. O depoimento também será o primeiro de Lula para Hardt, que assumiu o lugar de Moro interinamente.

O ex-presidente é réu em sete processos, sendo que foi condenado em um deles em segunda instância, o do triplex no Guarujá, e absolvido em primeiro grau no caso em que é acusado pelo MPF de obstrução de Justiça.