ASSINE
search button

Apoiador de Bolsonaro exalta Pinochet durante reunião de sindicato em Santa Catarina

Reprodução de vídeo/ NSC -
Emilio Dalçoquio
Compartilhar

Um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro invadiu, na última quarta-feira (30), assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), no Instituto Federal Catarinense (IFC). Entre os quatro invasores estava Emilio Dalçoquio, dono de uma transportadora com frota de 600 caminhões. Na reunião, o empresário teceu elogios ao general Augusto Pinochet, ditador que comandou o Chile entre 1973 e 1990.

"Eu defendo Pinochet porque ele matou quem tinha que matar", afirma o empresário. Dalçoquio diz ainda que se "tivessem feito o mesmo que ele [Pinochet] fez aqui no Brasil não haveria isso aí". 

O empresário, que diz ser um "gerador de empregos", também fez questão de exaltar o ditador chileno. “Viva Pinochet! Viva Pinochet", bradou. "Quero ver me denunciar! Quero ver ter coragem de me denunciar", completou Dalçoquio.

Mais de 3 mil pessoas morreram durante os anos em que o general Augusto Pinochet permaneceu no poder. Mais de 40 mil foram torturadas.

Macaque in the trees
Emílio Dalçoquio e o presidente eleito Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/ Facebook)

Em matéria publicada no fim de setembro, a revista The Economist comparou Jair Bolsonaro a Pinochet. "Os brasileiros não devem se enganar. Bolsonaro tem uma admiração preocupante por ditaduras", diz o texto. "A América Latina conheceu homens fortes de todo tipo e a maioria dessas experiências foi horrorosa. Provas recentes disso são a Venezuela e a Nicarágua."

Leia também:

>> Supremo do Chile conclui que Pinochet desviou dinheiro público

>> Morre no Chile emblemática ativista contra a ditadura de Pinochet

>> Chile comemora três décadas do dia em que disse 'NO' a Pinochet

Reprodução - Vídeo
Reprodução/ Facebook - Emílio Dalçoquio e o presidente eleito Jair Bolsonaro