ASSINE
search button

Eike Batista: das projeções otimistas à investigação pela Polícia Federal

Veja vídeo no qual empresário fazia previsões de lucro

Compartilhar

Na terça-feira (15), a Policia Federal (PF) do Rio de Janeiro confirmou que recebeu o pedido do Ministério Público Federal (MPF), encaminhado no dia anterior, e que irá investigar o empresário Eike Batista para apurar possíveis crimes financeiros. A investigação deve ter início ainda nesta semana e irá ocorrer sob sigilo. 

O alvo das investigações será a gestão de Eike à frente da OGX. O pedido de inquérito foi feito pelo procurador do MPF que recebeu, no dia 19 de março, o processo no qual o empresário é investigado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esta investigação detectou irregularidades administrativas na OGX e a possibilidade de crimes financeiros. 

De acordo com o relatório da CVM, há evidências de que Eike, quando ocupava o comando da OGX, tenha cometido três infrações: omissão de fato relevante, manipulação de preços (de ações) e prática não equitativa.

O empresário usou o Twitter, onde tinha mais de 1 milhão de seguidores, para dar declarações otimistas, quando já sabia que seus poços de petróleo eram secos.

>> Eike Batista, os astros e a incompetência

>> Com apenas 6 anos, OGX tem direito à recuperação?

>> Com tantas denúncias envolvendo Eike, como recuperação judicial foi concedida? 

>> Eike Batista está sendo investigado pela CVM por violação da lei

>> Acionistas minoritários da OGX processam Eike

O Jornal do Brasil já vinha alertando sobre práticas irregulares e o consequente prejuízo, sobretudo dos pequenos acionistas. Inclusive, resgatou um vídeo no qual Eike dá entrevista fazendo projeções otimistas sobre seus negócios.