ASSINE
search button

'Le Monde': Zika, obras, Baía de Guanabara e Impeachment marcam cem dias para abertura da Rio 2016 

Jornal francês enumera problemas que o Brasil e o Rio enfrentam 

Compartilhar

O jornal francês Le Monde publicou nesta quarta-feira (27) uma matéria sobre a abertura dos jogos Olímpicos 2016, que acontecerá no dia 5 de agosto, daqui a cem dias, no Rio de Janeiro.

Segundo a reportagem, a "grande cidade" foi eleita para sediar os Jogos em outubro de 2009, época em que o país ainda era liderado pelo carismático presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sete anos depois, os Jogos Olímpicos, custam cerca de 39,1 bilhões de reais (9,7 bilhões de euros) e suas projetos e infra-estruturas parecem sofrer graves percalços.

O diário francês comenta que o país está passando por uma grave crise econômica, atingida pelos queda dos preços do petróleo, com os governantes do Estado do Rio endividados, lutando para pagar seus funcionários públicos, e a capital em situação de falência. O mundo dos negócios e da política foi abalado pelo escândalo de corrupção da Petrobras. Também tem a terrível epidemia de Zika vírus, que pode causar microcefalia assustando os turistas.

Le Monde enfatiza que há cem dias da cerimônia de abertura no dia 5 de agosto, o atraso na construção e no desenvolvimento de infra-estrutura, fonte habitual de ansiedade comum na Comissão Organizadora Olímpico, não é, nem de longe, o único desafio que o Rio terá que superar. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro desde 2009, insiste quase semanalmente que tudo ficará pronto no prazo. Confiante, o Carioca evoca o "jeitinho brasileiro," na hora de resolver tudo no último minuto. 

Mas o velódromo é de dar calafrios, afirma o jornal Le Monde. Ainda em construção, os eventos de ensaio agendadas entre 30 de abril e 1º de maio foram adiados para 25 a 27 de junho.

Para ler na íntegra, clique aqui:

https://www.lemonde.fr/jeux-olympiques/article/2016/04/27/rio-2016-a-cent-jours-de-l-ouverture-les-jeux-ne-sont-pas-faits_4909445_1616891.html