ASSINE
search button

Há cem dias das Olimpíadas 'The Guardian' critica momento do Brasil e obras do Rio

Jornal britânico diz:  'Será uma grande festa, o legado para a cidade será o lixo'

Compartilhar

O jornal britânico The Guardian dedicou nesta quarta-feira (27) um longo editorial sobre as Olimpíadas 2016, que serão realizadas de hoje ha exatos 100 dias, no Rio de Janeiro. 

Na matéria que leva o título "100 dias até Rio 2016: 'Será uma grande festa, o legado para a cidade será o lixo', o diário critica duramente a fase atual do Brasil e põe em dúvida se o Rio está pronto para sediar o evento. 

Na reportagem do 'The Guardian', entram na lista de fatores contra o Brasil e o Rio a votação de impeachment contra Dilma Rousseff, que está dividindo a nação; o maior escândalo de corrupção da Petrobras, o maior da história do país; a maior queda do PIB em décadas; pior crise de saúde da região, incluindo o Zika vírus, a gripe H1N1, sem esquecer da poluição da água da Baía de Guanabara, que será o palco para as competições de vela, e fede a excrementos.

O diário ressalta que em nesta segunda-feira (25), Autoridades de Segurança informaram que 11 trabalhadores morreram trabalhando em obras para as Olimpíadas, em comparação com oito falecimentos na Copa do Mundo de 2014 e zero nos Jogos de Londres em 2012. Na semana passada, duas pessoas foram mortas na ciclovia inaugurada ha 3 meses, e ligava o Leblon ao bairro de São Conrado, zona sul da cidade. No início do mês, granadas e metralhadoras causaram pânico e tumulto em um bairro de luxo. 

Para finalizar, o The Guardian fala que na reta final para as Olimpíadas 2016, o Rio mais parece uma velha escola latino-americana do que uma cidade que irá sediar um evento de porte global.

Para ler na íntegra, clique aqui:

https://www.theguardian.com/sport/2016/apr/27/rio-2016-olympic-games-100-days-to-go-brazil-controversy-legacy