De olho na medalha de ouro na
Olímpiada de 2016, a dupla de vôlei de praia Larissa e Talita conta com mais
um integrante fora da areia: um profissional que faz o processo de coaching.
Há um ano e meio a dupla está sendo acompanhada pelo master coach Paulo
Vieira, presidente da Febracis (Federação de Coaching Integral Sistêmico),
que, até domingo (13), estará no Rio de Janeiro acompanhando a dupla em mais
um Grand Slam. É a primeira vez que um coach prepara atletas brasileiros para
uma Olimpíada.
Diferente do coach (termo em inglês que significa treinador), o coach ‘tradicional’, no mundo corporativo, tornou-se uma ferramenta importante no desenvolvimento pessoal de cada pessoa. “As atletas já têm preparador físico, treinador, estatístico e fisioterapeuta ótimos, mas faltava alguém que preparasse a mente delas. Assim como elas, todos os esportistas de uma Olímpiada já são atletas de alta performance e estão tecnicamente e fisicamente preparados. O que vai diferenciar um do outro é a preparação da mente”, destaca Paulo Vieira.
O master coach Paulo Vieira prepara as atletas para enfrentar situações de pressão, lidarem com os problemas dentro e fora das areias e com as derrotas sem se abalarem e, ao mesmo tempo, mantendo-as sempre motivadas. “A preparação emocional é essencial para os esportistas alcançarem excelentes resultados em competições. Caso contrário, eles têm apagão emocional como o que aconteceu com os jogadores da Seleção Brasileira na Copa de 2014 diante da seleção alemã”, explica Paulo Vieira.
O master Coach Paulo Vieira é criador da revolucionária metodologia do Coaching Integral Sistêmico, que tem como base integrar a razão com a emoção, focando no aumento da efetividade das pessoas em tudo o que fazem, seja no campo pessoal ou profissional, com abordagens e estudos cientificamente comprovados. O Coaching Integral Sistêmico não trabalha somente com a cognição/entendimento racional. O método reestrutura a inteligência emocional do indivíduo e reprograma crenças e comportamentos.