MUNDO

Irã chama Trump de 'jogador', e alerta: 'Vamos acabar com esta guerra'

...

Por JB INTERNACIONAL com Reuters
[email protected]

Publicado em 23/06/2025 às 06:41

Alterado em 23/06/2025 às 06:50

Iranianos participam de um protesto contra o ataque dos EUA a instalações nucleares, em meio ao conflito Irã-Israel, em Teerã, Irã, 22 de junho de 2025 Foto: Majid Asgaripour/Agência Wana

O Irã informou nesta segunda-feira (23) que o ataque dos Estados Unidos a suas instalações nucleares expandiu o alcance de alvos legítimos para suas Forças Armadas, e chamou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de "jogador" por se juntar à campanha militar de Israel contra a República Islâmica.

Desde que Trump se juntou à campanha de Israel lançando enormes bombas destruidoras de bunkers em instalações nucleares iranianas, na manhã de domingo, o Irã ameaçou repetidamente retaliar.

Mas, embora tenha continuado a disparar mísseis contra Israel, ainda não tomou medidas contra os próprios Estados Unidos, seja disparando contra bases americanas ou visando os 20% dos embarques globais de petróleo que passam perto de sua costa na foz do Golfo.

"Sr. Trump, o jogador, você pode começar esta guerra, mas seremos nós que a acabaremos", disse Ebrahim Zolfaqari, porta-voz do quartel-general militar central de Khatam al-Anbiya, no Irã, nesta segunda-feira, em inglês, no final de uma declaração gravada em vídeo.

Irã e Israel trocaram outra onda de ataques aéreos e de mísseis nesta segunda, enquanto o mundo se preparava para a resposta de Teerã.

O governo Trump disse repetidamente que seu objetivo é apenas destruir o programa nuclear do Irã, não abrir uma guerra mais ampla.

Mas em um post de mídia social, nesse domingo, Trump falou abertamente em derrubar os governantes clericais linha-dura que têm sido os principais inimigos de Washington no Oriente Médio desde a revolução iraniana de 1979.

"Não é politicamente correto usar o termo 'mudança de regime', mas se o atual regime iraniano é incapaz de tornar o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime??? MIGA!!", escreveu ele.

Especialistas que pesquisaram imagens de satélite comerciais disseram que parece que o ataque dos EUA danificou gravemente o local da usina nuclear iraniana de Fordow, construída dentro de uma montanha, e possivelmente a destruiu e as centrífugas de enriquecimento de urânio que abrigava, embora não haja confirmação independente.

"Danos monumentais foram causados a todas as instalações nucleares no Irã", escreveu Trump. "O maior dano ocorreu muito abaixo do nível do solo."

MAIS ATAQUES ISRAELENSES
Os ataques aéreos de Israel contra o Irã encontraram pouca resistência das defesas iranianas desde que Israel lançou seu ataque surpresa em 13 de junho, matando muitos dos principais comandantes do Irã.

Os militares israelenses disseram nesta segunda-feira que cerca de 20 jatos realizaram uma onda de ataques contra alvos militares no oeste do Irã e em Teerã durante a noite. Em Kermanshah, no oeste do Irã, a infraestrutura de mísseis e radares foi alvejada, e em Teerã um lançador de mísseis terra-ar foi atingido, disse.

Agências de notícias iranianas informaram que defesas aéreas foram ativadas em distritos centrais de Teerã, e ataques aéreos israelenses atingiram Parchin, local de um complexo militar a sudeste da capital.

Deixe seu comentário