MUNDO

EUA rejeitam resolução na ONU por cessar-fogo em Gaza

País foi único que não apoiou proposta no Conselho de Segurança

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 04/06/2025 às 18:31

Alterado em 04/06/2025 às 22:22

Palestinos fazem fila com panelas para receber refeições de caridade na Faixa de Gaza Foto: Ansa/AFP

Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira (4) um projeto de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que exigia um cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Em uma votação no Conselho de Segurança, a proposta recebeu o apoio de 14 dos 15 países-membros. Apenas os EUA se posicionaram contra o documento.

A nação possui poder de veto, o que fez a proposta ser descartada mesmo obtendo apoio da maioria que integra o conselho. O posicionamento contrário dos EUA já havia sido mencionado pela embaixadora interina do país na ONU, Dorothy Shea.

"Esta resolução é inaceitável por várias razões. Ela minaria os esforços diplomáticos para alcançar um cessar-fogo que reflita a realidade no terreno e encorajaria o Hamas", declarou a americana, enfatizando que "para avançar", o movimento islâmico e "outros terroristas não devem ter futuro em Gaza".

Shea destacou que os americanos não apoiariam nenhuma ação que não condenasse o grupo ou que não exigisse o desarmamento e a sua retirada do enclave palestino. (com Ansa)

 

Deixe seu comentário