MUNDO
Ausência de fotos é escolha do Papa, dizem fontes
Por JB INTERNACIONAL
[email protected]
Publicado em 06/03/2025 às 10:40
Alterado em 06/03/2025 às 10:40
Janela do quarto do papa, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma Foto: Ansa
A ausência de fotos do papa Francisco desde sua internação no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, é uma escolha do próprio pontífice, informaram fontes do Vaticano nesta quinta-feira (6).
Desde 14 de fevereiro, internautas nas redes sociais têm questionado a Santa Sé pelo fato de não haver nenhuma imagem do líder católico de 88 anos hospitalizado, dando vazão a teorias conspiratórias na internet.
De acordo com funcionários vaticanos, no entanto, essa é uma decisão do próprio Papa, que "tem o direito" de escolher "se e quando deve aparecer". "E para alguns, talvez nem isso bastasse", respondeu uma fonte ao ser questionada sobre a possibilidade de uma foto de Francisco no hospital.
O pontífice está internado há 20 dias devido a uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana. Na noite de ontem (5), o Vaticano informou que o estado clínico do Papa era "estável" e que ele não teve novos episódios de insuficiência respiratória.
Os médicos, no entanto, ainda não fazem prognósticos.
'Noite tranquila' e fisioterapia
O papa Francisco transcorreu mais uma "noite tranquila" no Hospital Policlínico Agostino Gemelli.
As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (6) pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que acrescentou que o pontífice de 88 anos "mantém seu repouso" no apartamento papal no 10º andar de um dos maiores hospitais privados da Europa.
Na noite de ontem (5), o Vaticano informou que o estado clínico do Papa era "estável" e que ele não teve novos episódios de insuficiência respiratória.
De acordo com esse boletim, Francisco recebeu oxigenoterapia de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva de noite. A primeira utiliza cânulas nasais para administrar oxigênio ao paciente, enquanto a segunda é realizada por meio de uma máscara.
Segundo fontes vaticanas, essa alternância se repetiu nesta quinta, indicando que o pontífice tem recebido auxílio respiratório de modo contínuo. Francisco também realiza hoje exercícios de fisioterapia física para melhorar a mobilidade.
Os médicos ainda não fazem prognósticos, e o Papa, que está internado desde 14 de fevereiro, não tem previsão de alta. (com Ansa)