MUNDO
Mercosul e UE retomarão negociações em setembro
Por JB INTERNACIONAL
[email protected]
Publicado em 08/08/2024 às 08:36
Alterado em 08/08/2024 às 10:32
Líderes do Mercosul em reunião em Assunção, Paraguai, em 8 de julho
Foto: Ansa/AFP
Delegações do Mercosul e da União Europeia terão uma reunião entre 4 e 6 de setembro, em Brasília, para tentar destravar as negociações para um acordo comercial entre os dois blocos.
A informação foi confirmada pelos governos de Brasil e Uruguai, país que exerce a presidência pro tempore do Mercosul. "Temos interesse em fechar o acordo", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Montevidéu.
O tratado chegou a ser concluído em 2019, mas as negociações foram reabertas após novas exigências ambientais da UE que incomodaram o bloco sul-americano.
O Brasil se opõe à lei antidesmatamento europeia que entrará em vigor no ano que vem, enquanto agricultores da UE temem a concorrência de produtos sul-americanos mais competitivos.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Mercosul está disposto a avançar nas negociações e culpou "contradições internas" da União Europeia pelo atraso nas tratativas, que foram paralisadas em abril para aguardar o resultado das eleições para o Parlamento da UE, em junho. (com Ansa)