MUNDO

Bandeira da Suécia é hasteada na sede da Otan

País se tornou o 32º membro da aliança militar

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 11/03/2024 às 09:45

Alterado em 11/03/2024 às 09:45

Agora a bandeira azul e amarela aparecerá ao lado das dos outros 31 aliados da organização Foto: reprodução publicada pela Ansa

A bandeira da Suécia foi hasteada na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, nesta segunda-feira (11), em mais uma cerimônia que oficializa a adesão do país à aliança militar.

"A entrada da Suécia mostra que a porta da Otan continua aberta, ninguém pode fechá-la, cada nação pode escolher o seu próprio caminho e nós escolhemos o da democracia", declarou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante o evento.

Agora a bandeira azul e amarela aparece ao lado das dos outros 31 aliados. A Suécia se tornou oficialmente o 32º país-membro da organização após dois séculos de neutralidade e dois anos de negociações no último dia 7 de março.

A adesão ocorreu depois que o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entregou formalmente os documentos ao Departamento de Estado norte-americano.

A Suécia havia pedido sua adesão em 2022, na esteira da invasão russa à Ucrânia, assim como a Finlândia. Os dois países escandinavos romperam sua histórica política de neutralidade para garantir proteção contra eventuais agressões de Moscou, e Helsinque já é membro desde abril de 2023. (com Ansa)

Tags: