MUNDO
Após cancelar ida à COP28, Papa diz que ainda não se sente bem
Por JB INTERNACIONAL
[email protected]
Publicado em 29/11/2023 às 08:44
Alterado em 29/11/2023 às 08:56

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (29) que ainda não se sente bem de saúde devido a uma gripe que provocou o cancelamento de sua viagem a Dubai para a COP28.
O líder da Igreja Católica participou da tradicional audiência geral com fiéis no Vaticano, mas decidiu não ler a catequese, encarregando um colaborador de substitui-lo.
"Ainda não estou bem por causa dessa gripe, minha voz não está boa", disse o Papa para se justificar.
Francisco começou a se sentir mal no fim de semana, e uma tomografia computadorizada confirmou a existência de uma inflamação pulmonar, embora tenha descartado a hipótese de pneumonia.
No domingo (26), Jorge Bergoglio chegou a confirmar a viagem para a COP28, porém, dois dias depois, o Vaticano anunciou o cancelamento do compromisso por "recomendação médica".
Essa seria a primeira participação presencial de um pontífice na cúpula climática da ONU.
'Um pouco de uísque é bom'
O papa Francisco disse nesta quarta-feira (29) que "um pouco" de uísque é "bom", ao receber uma delegação do Celtic, clube de futebol historicamente ligado aos católicos da Escócia.
Durante a audiência no Vaticano, o pontífice evitou falar muito devido a uma gripe que provocou o cancelamento de sua viagem a Dubai para a COP28, mas fez questão de deixar um conselho.
"Fiquei sabendo que vocês têm uma especialidade muito importante na sua terra, um 'leite' especial... Um pouco é bom", brincou o Papa, em referência ao uísque escocês.
No entanto, Francisco também aproveitou a ocasião para falar sério e defendeu que o esporte mantenha características do "amadorismo".
"Não importa se vencemos ou perdemos, todos lutam para vencer, mas a vitória não é a finalidade. A vitória é todo o percurso juntos, o jogo de equipe. Mantenham o amadorismo, essa é a coisa mais bela do esporte", declarou.
A delegação do Celtic visitou o Papa no dia seguinte à derrota por 2 a 0 para a Lazio, em Roma, pela Liga dos Campeões da Uefa, resultado que tirou do clube escocês qualquer chance de se classificar para as oitavas de final.(com Ansa)