ASSINE
search button

Cerimônia tímida em Windsor marca aniversário oficial da rainha Elizabeth

Toby Melville / AP -
Rainha Elizabeth II será sepultada após longos dias de cerimonial
Compartilhar

A rainha Elizabeth, do Reino Unido, assistiu a uma cerimônia militar com distanciamento social no Castelo de Windsor para marcar seu aniversário oficial, neste sábado, depois de a pandemia de coronavírus forçar o cancelamento da habitual parada militar pelo centro de Londres.

Macaque in the trees
Rainha Elizabeth II sorri durante a cerimônia que marcou seu aniversário no Castelo de Windsor (Foto: Toby Melville / AP )

Foi a primeira aparição pública da rainha desde que o país entrou em quarentena, no final de março.

A rainha, de 94 anos, assistiu a uma série de exercícios do 1º Batalhão de Guardas Galeses no castelo, em vez do tradicional evento que costuma marcar a ocasião na capital britânica.

A rainha, morando com seu marido de 99 anos, o príncipe Philip, no castelo ao oeste de Londres, emitiu várias mensagens de união ao país nos últimos três meses, incluindo discursos pela televisão que foram raros durante seu reinado de 68 anos.

Mas ela não era vista em público até este sábado, quando, vestida com um casaco jade e com um broche de diamante dos Guardas Galeses, observou soldados cumprirem as regras de dois metros de distanciamento social e ouviu músicas tocadas pela banda da Divisão Familiar.

No começo desta semana, o Palácio de Buckingham liberou uma nova fotografia do casal real para comemorar o aniversário de Philip. A saudação de armas em Londres que normalmente comemora a ocasião também foi cancelada.

O verdadeiro aniversário da rainha é em 21 de abril, mas seu aniversário é oficialmente comemorado em junho.(Com agência Reuters)