Tiago Camilo soma 2º ippon, vence italiano e vai às quartas de final 

O brasileiro Tiago Camilo confirmou o favoritismo na manhã desta quarta-feira e avançou às quartas de final do torneio de judô dos Jogos Olímpicos de Londres. O judoca peso médio (até 90 kg) superou o italiano Roberto Meloni por ippon (segundo somado no dia) e avançou às quartas de final da competição.

Embalado pela vitória por ippon do primeiro combate, Tiago Camilo começou o combate de uma maneira agressiva. Acuado, o italiano evitou o confronto direto e por algumas vezes deixou a área de duelo. A falta de ação resultou em um shido para cada atleta, situação que ocorreu justamente na estreia do brasileiro.

A punição abriu novamente o combate, e favoreceu o competidor brasileiro. Agressivo e apresentando grande variação de golpes, Tiago Camilo conseguiu um yuko antes da metade do duelo. Embalado, aproveitando um erro de Meloni, o paulista encaixou um o-soto-gari e conquistou o segundo ippon dentro do torneio, em dois duelos na ExCel North Arena.

Campanha

Um dos grandes favoritos à medalha na categoria médio do judô (até 90 kg), o brasileiro Tiago Camilo estreou de forma categórica na Olimpíada de Londres. O experiente representante nacional venceu o ucraniano Roman Gontiuk por ippon, vitória que o garantiu na fase oitavas de final da competição.

Depois da decepção ocorrida com Leandro Guilheiro na última terça-feira, Tiago Camilo entrou no tatame com a responsabilidade de ser o maior nome masculino do judô nacional em Londres. Contudo, no início do combate diante o ucraniano, o judoca brasileiro encontrou dificuldades e acabou punido por falta de combatividade com pouco mais de um minuto de duelo.

Pressionado, Camilo, ratificou a qualidade e experiência que o credenciam ao pódio na Olimpíada. Rapidamente, o brasileiro forçou um shido contra Gontiuk no duelo válido por uma vaga nas oitavas de final.

Solto em virtude da punição contra o rival, então impedido de se comportar de forma defensiva por conta do shido, Camilo aplicou um ashi-guruma, com pouco mais de três minutos de duelo, e conquistou, em grande estilo, por ippon, a primeira vitória em Londres.