O quinteto de ginastas britânicos Louis Smith, Max Whitlock, Daniel Purvis, Sam Oldham e Kristian Thomas fez história na Greenwich Arena, nesta segunda-feira. Com a presença do Duque de Cambridge, William, e do príncipe Harry, os atletas somaram 271.711 pontos e quebraram um tabu de 100 anos sem medalha para a Grã-Bretanha na competição por equipes masculina da ginástica artística.
A última vez que os britânicos conseguiram alguma medalha na modalidade foi nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912. Na ocasião, a participação da equipe da Grã-Bretanha foi coroada com um bronze, mesma medalha conquistada nesta segunda-feira.
O prêmio poderia ter sido ainda mais significativo, já que logo após o término das provas, o time britânico ocupava o segundo lugar com a pontuação alcançada. A prata foi perdida na revisão de notas, pedida pelo Japão, já que a reavaliação da apresentação do tricampeão mundial Kohei Ushimura deu aos asiáticos os pontos necessários - 271.952 - para o segundo lugar.
A China foi a medalhista de ouro, repetindo o feito dos Jogos Olímpicos de Pequim, quando, competindo diante de sua torcida, o time da casa subiu ao lugar mais alto do pódio.
O bronze britânico veio na última etapa da prova, o solo. Nela, Whitlock, Purvis e Thomas conseguiram ótimos resultados que fizeram a Grã-Bretanha superar Ucrânia, Estados Unidos e, provisoriamente, o Japão. O resultado satisfez a torcida presente, que aplaudiu o quinteto local e comemorou a conquista histórica.