Em 1999, o filme Um Lugar Chamado Notting Hill tornou mundialmente famoso o bairro do noroeste londrino no distrito de Kensington. Pelas ruas de Notting Hill, turistas de todo o mundo procuram o famoso Mercado de Portobello Road ou o Pancake Day, carnaval de rua da região e que acontece em agosto. Porém, desde a comédia romântica, são vários os visitantes que também saem à caça de referências à obra estrelada por Hugh Grant e Julia Roberts - e elas não são poucas.
No filme, William Tacker (Grant) é um livreiro especializado em viagens que divide a casa com um excêntrico galês, Spike (Rhys Ifans). Em sua livraria em Notting Hill, Tacker é surpreendido pela visita de Anna Scott (Roberts), estrela do cinema americano de passagem por Londres para a divulgação de um filme. O encontro dá origem a outros encontros, e os dois acabam se envolvendo em uma história de amor aos moldes hollywoodianos.
Por conta disso, o distrito de Notting Hill passou a atrair ainda mais curiosos. Segundo estimativas de comerciantes da feira da Portobello Road, o número de visitantes pelas cercanias varia de 30 a 40 mil por semana. Nem mesmo a Olimpíada de 2012 em Londres afeta esta rotina, uma vez que Notting Hill parece nem ficar na cidade-sede do evento: por suas ruas, as únicas menções olímpicas aparecem em marcas de patrocinadores dos Jogos.
No número 142 da mesma Portobello Road fica o prédio que serviu de cenário para a livraria de Hugh Grant - e que hoje hospeda uma acanhada loja de sapatos. Pelas paredes do estabelecimento, revistas, fotos, pôsteres e críticas de cinema fazem mais citações ao filme do que aos Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade a partir de 27 de julho. O movimento de curiosos é grande, mas as vendas não refletem tamanha visitação - apenas uma vendedora atende aos frequentadores.
"Só as pessoas que vem comprar na loja é que compram. Quem vem aqui (para visitar) acaba chorando, achando que ainda encontrariam uma loja de livros", diz Clara Curry, a vendedora de sapatos em questão, afirmando receber turistas "todos os dias, o dia todo". Segundo ela, nos últimos anos, o estabelecimento de fachada azulada recebeu visitas de diversos nomes conhecidos, como das atrizes Emma Chambers (que vive Honey Tacker, a irmã amalucada de Hugh Grant no filme de 1999) e Rachel Weisz.
Nas ruas, em meio a vendedores ambulantes, a fama de Notting Hill após o filme é uma constatação certa. "Estou em Londres há bastante tempo. Certamente, o local ficou mais famoso após o filme. Em diversos guias, menciona-se Portobello Road como o lugar onde se filmou Notting Hill", afirma um comerciante de camisetas, turco de origem curda, há quatro anos trabalhando com as vendas no famoso endereço.
A poucos minutos de caminhada de lá, no número 280 da Westbourne Park Road, está a casa de William Tacker. O local é famoso por sua porta azul e pela cena na qual, após passar a primeira noite ao lado da Anna Scott, o protagonista esboça uma saída à rua, sendo fotografado e filmado por um batalhão de repórteres - na sequência, de cuecas, Spike sai à frente do imóvel e faz poses. Como não poderia deixar de ser, o local também recebe fãs.
"A gente tinha a impressão de que tinha um jardinzinho. É mais ou menos como aconteceu na casa da Amy (Winehouse, em Camden Town)", conta a brasileira Marcela Serrano, 23 anos, decepcionada diante da famosa porta azul - uma réplica, já que a original foi leiloada. Com ela, estavam as também brasileiras Nathália Rocha, 22, e Marília Gabriele, 21, além do uruguaio Felipe Librán, 23.
De acordo com o grupo, a visita à casa não foi programada, e aconteceu de última hora diante de uma viagem de Portugal para a Inglaterra. ¿Não foi fácil encontrar. Não há uma indicação. Tivemos que perguntar, e ninguém sabia dizer onde era¿, conta Librán, de Montevidéu, lamentando a ausência de placas que remetam à obra nas proximidades do endereço.
No multicultural bairro de Notting Hill, com diversos vendedores de todo tipo e origem de produtos, o movimento da feirinha no local parece animar mais os locais do que a Olimpíada de 2012 ou o filme de Hugh Grant e Julia Roberts. "Foi há bastante tempo, mas os turistas vêm o tempo todo", comenta o funcionário de uma loja de ferragens localizada do outro lado da Westbourne Park Road, enquanto atende a um cliente.