Temporada condensada da NBA pode afetar o Dream Team, diz técnico

Os EUA, grandes favoritos ao ouro olímpico no basquete masculino, podem não contar com seus principais jogadores para os Jogos de Londres. Isso porque muitos deles estão exaustos, ou até machucados após a "condensada" temporada da NBA, que teve seu início retardado em quase três meses por causa do locaute - greve que acabou causando muitos jogos em pouco tempo: cada time jogou 66 vezes em 121 dias.

Um dos casos mais preocupantes é o de Dwayne Wade. Com problemas no joelho há quase um mês, o camisa 3 do Miami Heat jogou no sacrifício durante boa parte da temporada. Para piorar, Wade jogou até a última partida da competição, já que o seu time chegou às finais da NBA - O Miami Heat jogou 89 partidas em 180 dias.

Segundo o jornal LA Times, Wade afirmou que seu compromisso é com o Miami Heat. Com isso, imagina-se que o MVP das finais da NBA em 2006 use o período olímpico para descansar e estar 100% na próxima temporada.

Outro agravante é que, se comparado a 2008, os Jogos Olímpicos de Londres tiram doze dias de "férias" dos jogadores da NBA - os Jogos de Pequim começaram no dia 8 de agosto e os de Londres começarão em 27 de Julho.

Mike Krzyzewski, técnico da seleção norte-americana de basquete, reconheceu que, por causa da temporada condensada, os EUA terão uma seleção diferente mentalmente e fisicamente, em relação às outras. O comandante também admitiu que o desgaste dos jogadores pode motivar algumas mudanças na lista de convocados, que já teve que ser alterada por causa de contusões: Derrick Rose, Dwight Howard, LaMarcus Akdrigde e Chauncey Billups se machucaram e não vão a Londres.

Por outro lado, alguns jogadores seguem motivados e querem ir aos Jogos Olímpicos. É o caso de Kevin Durant. Derrotado nas finais da NBA, Durant está determinado por ganhar o ouro olímpico. O jogador do Oklahoma City Thunder afirmou que o basquete é o seu hobby e que "poderia pegar uma bola e jogar amanhã".

Motivado pelo seu primeiro título na NBA, Lebron James, MVP das finais deste ano, também disse que não se importa em ir aos Jogos Olímpicos.

Os doze jogadores convocados para os Jogos Olímpicos de Londres serão conhecidos no dia 7 de julho, quando Krzyzewski divulgará a lista. Os norte-americanos farão amistosos contra a República Dominicana e o Brasil, além de uma excursão na Espanha antes da estreia em Londres, dia 29 de julho, contra a França.