ASSINE
search button

Basquete: Alex destaca união da Seleção Brasileira 

Compartilhar

Com uma semana de treinamento, no Centro de Alto Rendimento do Pão de Açúcar, em São Paulo, a Seleção Brasileira de basquete segue sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Envolvido em polêmica no ano passado, após criticar Nenê sobre os pedidos de dispensa da equipe brasileira, o ala/armador Alex disse que o ambiente da equipe é o melhor possível e que, entre partidas de vídeo game e brincadeiras, a união vem tomando conta do grupo.

"Do ano pasado para cá se criou uma coisa esquisita, vinham falando que talvez não receberíamos bem os jogadores que não foram para o Pré-Olímpico (em Mar del Plata). Sabemos que não tem nada a ver, eles fazem parte do elenco, e serão muito importantes para a Olimpíada. Todo mundo gosta deles e o grupo já está junto a muito tempo, isso facilita a adaptação", explicou o jogador do Brasília.

Apontado como um dos mais brincalhões do elenco, Alex defende os momentos de descontração e conta que precisa tomar muito cuidado com o que fala perto dos companheiros. "O clima é bem gostoso e todo mundo brinca com todo mundo. Você não pode 'dar vacilo' e falar besteira. Você fala e outro já está de ouvido. Às vezes alguém fala alguma coisa errada no almoço ou no jantar, e já pegam ele para Cristo a semana inteira. Mas isso é gostoso, isso descontrai o ambiente e deixa o grupo mais unido", conta.

Segundo Alex, a união do grupo não se limita apenas aos jogadores. O entrosamento com o treinador argentino, Rubén Magnano, é fundamental para o bom desempenho da equipe. "Até o Rubén brinca junto, tira sarro de todo mundo. Isso deixa o grupo mais forte".

Apesar de expor o lado brincalhão do treinador, o ala/armador disse que a equipe sabe diferenciar esses momentos, de quando precisa ter foco total no trabalho. "Já estamos há três anos com o Magnano na Seleção e o relacionamento é bom. Sabemos do que ele gosta e sabemos que dentro de quadra não dá para brincar. Ele te dá libertade para brincar em alguns momentos, mas na hora que tem que brincar. Existem os momentos de relaxar e de seriedade. Isso todo mundo respeita".

Companheiro de quarto de Leandrinho, jogador do Indiana Pacers da NBA, Alex contou que costumam ouvir muita música nos tempos livres e que o video-game não é dispensado. "Nós costumamos ouvir um black e um sambinha para relaxar. O Leandrinho trouxe o video-game, mas apenas o portátil, e não da para jogar um contra o outro. Mas pelo pouco que vi, deve ser ruim pra caramba", brincou.

"O Marcelinho joga bem, ano passado até rolou uma competição durante as concentrações, mas infelizmente não conseguimos terminar por conta das viagens".

Antes dos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira de basquete disputa, de 26 a 28 de junho, um torneio amistoso na cidade de São Carlos (SP), como parte da preparação para a Olimpíada. Os adversários do Brasil no campeonato serão as seleções da Nova Zelândia, Nigéria e Grécia. Todos os times jogam entre si, com duas partidas por dia.