JOGOS ONLINE

Jogos que dominam nos países de língua portuguesa — tendências atuais

Por JB GAMES

Publicado em 14/10/2025 às 10:53

Alterado em 14/10/2025 às 14:17

Videogame Foto: banco de imagem
.
Nos países que têm a língua portuguesa como idioma, os jogos têm tido uma presença muito forte no segmento do entretenimento. Brasil, Portugal e as nações lusófonas do continente africano são os protagonistas neste sentido. Com a expansão do acesso à internet, e do consequente aumento do número de usuários conectados, houve uma evolução neste meio, inclusive nas classificações dos mais consumidos e jogados. Hoje, ainda existem os impactos culturais, as tendências e, é claro, a realidade de cada nação, que precisam ser levados em conta ao analisarmos este universo. A seguir, vamos explorar quais são os jogos que têm assumido um papel importante no que diz respeito a popularidade, destacando seus impactos e buscando entender como alcançaram este posto e para onde parecem caminhar no futuro.
 
Jogos tradicionais ainda têm um grande espaço

Antes mesmo da era digital reinar em todo o mundo, jogos analógicos tinham bastante destaque e popularidade. Os jogos de cartas, por exemplo, eram extremamente populares e ocupavam um espaço importante na vida das pessoas. No Brasil, truco, canastra e outros desta linha, despontavam entre os favoritos da população. Enquanto isso, Portugal via uma popularidade gigantesca de “sueca”, um jogo de estratégia e sorte que também fazia sucesso em países como Angola e Moçambique.
 
Nesta linha, muitos destes jogos se mantiveram estáveis e populares até os dias de hoje. No entanto, vários destes também deram espaço para jogos digitais que, por vezes, emulam no ambiente digital uma experiência muito próxima do que era visualizado nos carteados tradicionais. Da mesma forma, as loterias e cassinos também migraram para os ambientes digitais, sem deixar de lado os seus formatos tradicionais, especialmente para aqueles que ainda resistem aos encantos do mundo digital. O mercado de Casino online Angola é extremamente relevante no país africano, por exemplo. Enquanto isso, no Brasil, este segmento também tem crescido cada vez mais – assim como também acontece em diversos países do mundo.
 
Videogames e jogos online despontam

Com o crescimento expressivo do número de usuários de smartphones, os videogames também se fortaleceram. Nesta linha, os jogos multiplayer, principalmente aqueles em que há conexão simultânea e interação real, têm crescido cada vez mais. Em países como o Brasil, por exemplo, jogos como Free Fire e League of Legends são muito jogados e igualmente populares. Além destes, em todo o mundo e principalmente nos países que têm o português como língua nativa, os jogos casuais para celular também têm forte penetração, principalmente graças a sua facilidade de jogo, menor exigência de hardware e, é claro, a possibilidade de jogar simplesmente por diversão.
 
Além do que já é popular, é possível visualizar algumas tendências que demonstram estarem se fortalecendo. É o caso da gamificação e dos cross-overs, ou seja, jogos que misturam diferentes formas de entretenimento com mecânicas de videogame. Por exemplo: slots que contam com narrativas, jogos que mergulham no universo de séries de streamings, entre outros. Além disso, é possível visualizar uma tendência na exploração de temas culturais e que se relacionem com a realidade de cada localidade. Jogos que incorporem festivais, feriados, costumes ou esportes tradicionais acabam sendo ainda mais atrativos para as comunidades locais, principalmente por reforçarem elementos como pertencimento e orgulho.


Perspectivas para os próximos anos

Com base nas tendências que podem ser observadas, é esperado que os jogos sigam se expandindo principalmente nos ambientes digitais. Isso tende a impactar também no número de produções locais, que devem aumentar e passar a explorar cada vez mais títulos – especialmente aqueles que promovam conexões culturais, tanto para o mercado interno, quanto para o universo externo por meio da exportação. Com isso, para ganhar mais espaço, será necessário inovar. Assim, mecânicas diferentes, novas experiências e, possivelmente, cada vez mais recursos, podem ser esperados, gerando impactos ainda mais positivos para os jogadores e consumidores deste mercado.
 
Por fim, os jogos que dominam os países de língua portuguesa atualmente formam um mix bastante diversificado, que combina jogos tradicionais a jogos que têm explorado novas tendências. A localização destes países e sua rica cultura emergem como um fatores essenciais para o sucesso de cada um destes títulos. Para entrar neste mercado, desenvolvedores ou plataformas certamente precisarão surpreender, além, é claro, de procurar adaptações para os contextos locais, afinal, embora o idioma seja o mesmo, cada país tem seus modos de lidar com temas como este.

Deixe seu comentário