Esquema especial para chegada do papa ao Centro do Rio nesta segunda

A Prefeitura do Rio informa que, nesta segunda-feira (22/07), dia de chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro, será implantado esquema especial de trânsito e transporte para o percurso em carro aberto do Pontífice no Centro da cidade. Após a chegada na base aérea do Galeão, o papa se dirigirá ao Centro, de onde partirá às 17h, em carro aberto, da Catedral Metropolitana, num roteiro até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal. O esquema especial contempla os pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres e logística operacional, entre outros.

A operação terá inicio à 0h desta segunda-feira, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o papa chegue ao Centro às 17h, sendo assim, os fechamentos na área central da cidade terão início às 15h.

Considerando os preparativos requeridos pelas forças de segurança, a partir das 14h, haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul, devido à recepção ao papa Francisco, que ocorrerá no Palácio Guanabara. Nesse evento não haverá acesso ao público em geral.

Toda a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-Rio. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto. A Prefeitura recomenda que os cidadãos deem preferência aos transportes públicos.