ASSINE
search button

Newsweek: com estilo evangélico, Marcelo Rossi faz o que Roma quer

Compartilhar

O padre brasileiro Marcelo Rossi, 46 anos, dono do Santuário Terço Bizantino em Santo Amaro (SP), é destaque da edição desta semana da revista americana Newsweek. Segundo a publicação, o religioso está trazendo de volta as pessoas para a Igreja Católica, e é exatamente esse o tipo de mensagem que Roma está disposta a ouvir. A revista fala sobre a Jornada Mundial da Juventude, megaevento católico que tem início no dia 23 de julho no Rio de Janeiro e marca a primeira visita do papa Francisco ao País, ressaltando que Rossi está na "vanguarda" de uma mudança Católica, cujo objetivo é "fazer a Igreja mais atraente no Brasil, usando abordagens semelhantes às dos evangélicos". Para isso, Marcelo Rossi introduziu rock evangélico, orações teatrais e blitz de comunicação nos cultos, que "iriam impressionar a Madison Avenue".

"Nós não podemos sentar e esperar que as pessoas venham à Igreja. A Igreja tem que chegar e trazer as pessoas de volta", afirmou o religioso à Newsweek. A revista relatou também o crescimento das igrejas evangélicas, dos cultos alternativos e das seitas protestantes, que estão arrastando milhares de pessoas carentes aos templos e ocupando um espaço que tradicionalmente pertencia à Igreja Católica. "Pregadores criaram seus templos nas favelas, abrindo suas portas para os alcoólatras e viciados. Já a secular liturgia Católica há muito tempo perdeu seu encanto", diz a Newsweek. A resposta da Igreja foi com a Revolução Carismática, movimento de jovens sacerdotes encampado por Rossi, que acrescentou passos de aeróbica nos cultos, tocou música animada, lançou livros e fez sermões cantando rock, tendo grande sucesso e popularizando a nova onda Católica, que o papa Francisco vai conhecer pessoalmente a partir da próxima semana.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.