Jornal do Brasil

Conex√£o Francesa - JBlog - Jornal do Brasil

Três estados na final do concurso Challenge Internacional Sud France etapa Brasil

Raimundo Mesquita Pires do Rio de Janeiro com 85,3 pontos, Marc Dollinger, São Paulo, com 80 pontos e Gustavo Giacchero de Pádua, Minas Gerais, com 71,8 pontos se classificaram para a final da etapa Brasil do Challenge Internacional Sud France que acontece dia 13 de setembro no Rio de Janeiro no restaurante Érico, na Barra da Tijuca. A primeira etapa foi uma prova escrita de nível internacional, similar às provas para que o sommelier obtenha o certificado Master Level Sud de France. O concurso é o resultado de uma parceria entre a ABS-Rio, Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Régião Occitânia, AD’OCC e Sud de France, com apoio da ABS-MG e a colaboração da ABS-SP. Os resultados foram divulgados no dia 8 pela ABS-Rio.

Macaque in the trees
Raimundo Pires, sommelier do Rio de Janeiro, se classificou em primeiro lugar na prova escrita do Challenge Internacional Sud France etapa Brasil. (Foto: Rogerio Rebouças)

Eram 11 candidatos e a prova aconteceu simultaneamente na ABS de Rio, Minas e São Paulo. Raimundo nasceu no Ceará, tem 42 anos, é sommelier homologado pela ABS e venceu o X Concurso Regional de Sommelier em 2017 e o conquistou Prêmio Brasil de Sommelier 2019 de vinhos brasileiros. Marc Dollinger é franco brasileiro nascido em São Paulo, formado em gastronomia pela Anhembi-Morumbi e em sommellerie pelo Centre de Formation Professionelle et de Promotion Agricole de Beaune, na França. É sommelier na Vinoteca Empório Santa Maria em São Paulo. Gustavo de Pádua é sommelier e gerente operacional do restaurante Alma Chef em Belo Horizonte e já trabalhou nas importadoras Porto a Porto, Vinci e Decanter.

A grande final vai acontecer no dia 13 de Setembro, à tarde, no restaurante Érico na Barra da Tijuca. O restaurante de Gabriella Vieira e Janine Sad tem como diferencial oferecer vinhos da adega Hara, com quem divide o espaço, ao mesmo preço da loja. A cozinha é cosmopolita integrando diversas culturas gastronômicas no cardápio. Nas provas práticas haverá correção de carta de vinhos, degustação às cegas, serviço e harmonização. A prova terá o mesmo nível das provas internacionais e as questões foram especialmente preparadas pela UDSF, a Union de La Sommellerie Française. O vencedor irá representar o Brasil no Challenge Internacional Sud de France que deve acontecer durante a Wine Paris 2020 em fevereiro, segundo os últimos rumores. A coordenação das provas está sendo organizada pelo presidente da ABS Rio Joseph Morgan e pelo diretor de ensino Ricardo Farias. Santé.