Jornal do Brasil

Conex√£o Francesa - JBlog - Jornal do Brasil

Etapa Brasil do Challenge Internacional Sud France acontece no Rio de Janeiro

Por

Não é só a Fórmula 1 que vai rolar no Rio. A etapa Brasil do Challenge Internacional Sud France, a terceira maior competição depois da prova nacional francesa e da de jovem sommelleir, também vai acontecer na Cidade Maravilhosa. Para os sommeliers brasileiros é a oportunidade de concorrer a uma competição de nível internacional e, se vencer, ainda ganhar uma viagem de uma semana com tudo pago para a França para disputar a grande final em 2020. No Brasil a etapa é organizada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Agence Régionale de Développement Economique (AD’OCC), a fase nacional tem o objetivo de selecionar e preparar o participante para vencer o concurso internacional. Este jornalista, que está organizando o evento, e a ABS querem que o sommelier campeão viaje em condições de vencer. “Estamos preparados para forjar um campeão internacional e ele vai ter de comprar esta ideia”, afirma Joseph Morgan presidente da ABS.

Por isso, além da competição em si, os concorrentes ainda vão participar de aulas preparatórias, sobre o vinhedo e os vinhos do Languedoc Roussillon, o maior da França. No Rio e em São Paulo, elas vão ser ministradas por Rogerio Rebouças que ano passado obteve o Master Level Sud France. Já em Minas Gerais, as aulas serão aplicadas por monitor da ABS- MG, que assistirá à aula em São Paulo e receberá material didático de apoio para replicar a palestra.

Para participar do concurso, que tem o apoio da Région Occitanie / Pyrénées-Méditerranée (Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Região Ocitania/Pirineus Mediterrâneo), CIVL, Comitê Interprofissional dos Vinho do Languedoc, e da Importadora Decanter basta ser sommelier e se inscrever pelos e-mails abs@abs-rio.com.br ou abs@abs-minas.com.br até o dia 17 de maio.

A final do Expert Sud de France vai acontecer no dia 13 de setembro, no restaurante Érico, na Barra da Tijuca. Para chegar até esta etapa, os concorrentes precisam enviar uma carta de motivação, em português com abstract em francês ou inglês sobre os vinhos do Sul da França, além de fazerem uma prova escrita, na qual o sommelier precisa de uma nota mínima de 70 sobre 100 pontos para passar para a final. Apenas os quatro melhores se classificam.

O vencedor – além de concorrer ao Challenge Sud France de La Sommelerie 2020 e ganhar uma viagem de uma semana com tudo pago para a França – também vai receber todo o suporte para se preparar para a etapa internacional, incluindo aulas de francês pagas pela organização. Além disso, o participante vai ter a oportunidade de visitar os maiores produtores da região do Languedoc-Roussillon durante a visita à França.

Ao centro o sommelier carioca Diego Cosaquiviti degusta às cegas Banyuls, Muscats e Maury durante o Challenge Sud de France 2016. Foto Rogerio Rebouças

Se ter a experiência de concorrer ao desafio já é incrível, imagine vencer... Além do título, o campeão da grande final na França ainda fatura uma incrível viagem para ser jurado em uma etapa de 2021 do concurso numa dessas cidades: Londres, Xangai ou Nova Iorque.

Tal qual na França, onde a organização realiza o evento com o apoio da Union de la sommelerie Française (UDSF), no Brasil, o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Sommeliers, ambas filiadas a Associação Internacional de Sommelerie (ASI). As perguntas das provas aplicadas no Brasil são as mesmas que os candidatos de outros países irão ter de responder. O nível é um só, assegura Joseph Morgan.

CALENDÁRIO

Data limite para inscrição nas ABS: 17 de maio

Data limite para recebimento da carta de motivação: 20 de Maio

Data da divulgação dos selecionados: 22 de maio

Curso ABS-RIO: 24 de Maio

Curso ABS-SP: 27 de Maio

Curso ABS-MG: 30 de maio

Prova Escrita: 17 de Junho

Concurso: 13 de Setembro