ASSINE
search button

Fórmula mágica para estudar para concurso

claudia jones -
fórmula Mágica pra estudar
Compartilhar

Macaque in the trees
fórmula Mágica pra estudar (Foto: claudia jones)
Dias desses alguém me disse: "Queria tanto uma fórmula mágica para estudar para concursos". E esperou que eu lhe passasse esse caminho.

Minha reação foi bem sincera: "Não existe fórmula mágica e muito menos um guia definitivo"!

E não existe mesmo! Mas, existem estratégias capazes de ajudar quem realmente deseja colocar os pés no chão e conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

Dedicação é a primeira coisa que alguém que estuda deve ter em mente. Estudar para concurso é um projeto de vida adaptável.

Além disso, não dará muito certo se dedicar sem organização, foco e disciplina, porque isso sim é o que vai colocar qualquer pessoa no caminho certo e, consequentemente, até encurtar essa trajetória.

e eu vou deixar aqui algumas dicas bem praticas para voc~e começar a usar a partir de agora:

Crie uma tabela de estudos e planilhe todas as suas ações.

Existem várias possibilidades de estudos, escolha a que melhor se adapta: curso presencial ou online ou mesmo sozinho.

em um curso presencial você terá contato diretamente com professores e concorrentes, o que pode ser um estímulo para quem começa agora.

O ambiente online também existe muita interação e mais agilidade com melhor custo/benefício.

Estudar sozinho é para quem possui uma maturidade e sagacidade na preparação e tem um bom planejamento.

E se a dispersão chegar? É comum a gente se pegar pensando em outra coisa no meio dos estudos! Para evitar isso, aprenda a conhecer o seu limite e respeite-o. Observe quanto tempo consegue ficar 'ligado' em um assunto. Quando você começar a desviar a atenção é hora de parar.

Quanto à administração do tempo tenha atenção: já vi gente com muito tempo que não soube administrar e fez uma 'lambança'. E vi outras que fizeram um 'milagre' com o pouco tempo disponível e conseguiram a aprovação.

Treinamento de questões é fundamental para solidificar o que aprendeu. Quando você acaba de consumir um volume de conhecimento e logo treina, a probabilidade de acertar questões é muito alta, pois tudo está bem fresquinho aí dentro da cachola.

Fazer simulados é outro fator muito importante pois é como se fosse o termômetro da sua preparação.

Simulados são a oportunidade de descobrir seus 'calcanhares de Aquiles' e ajustar o que aperta. Faça-os pelo menos uma vez por semana.

Tenha compromisso com a sua aprovação e trace o seu caminho de forma madura e consistente. Crie metas possíveis de serem alcançadas. Construa os alicerces para não ser derrubado por qualquer sopro.

Espero que você tenha aproveitado algumas dessas dicas para incluir na sua rotina de estudos.

A gente se encontra por aqui com outras dicas e assuntos do mundo do concurso.

Bons estudos!